Golpes com o saque-aniversário voltam a ser aplicados

Saiba como identificar e evitar ser mais uma vítima

Usuários das redes sociais contam que estão sofrendo golpes com o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), modalidade oferecida pela Caixa. Incidentes similares já haviam acontecido com o saque extraordinário. 

Este tipo de golpe segue uma mesma receita: o criminoso, com um nome e número de CPF, realiza o cadastro na Caixa com outro número de telefone e e-mail, cria uma nova conta e consegue realizar o saque ou realizar empréstimos.

Fique atento na leitura a seguir para conhecer os detalhes e não cair no golpe. Acompanhe!

Como ocorre o novo golpe?

Ao tentar acessar algum dos aplicativos oferecidos pela Caixa Econômica Federal para movimentação do FGTS, o beneficiário descobre que seus dados já foram usados e todos os valores a que ele tinha direito foram sacados. Além disso, é descoberto que todas as informações estão atreladas a um endereço de e-mail que ele sequer conhece.

Destaques sobre *** por e-mail

A orientação da Caixa é que as vítimas façam um pedido de contestação na agência do banco mais próxima de seu endereço. Em seguida, deve-se ir até uma delegacia de polícia para registrar um Boletim de Ocorrência (B.O). Após registrar a queixa, deve-se levar o documento à agência, em seguida, a Caixa fará uma investigação sobre o ocorrido.

O golpe não é novo. Existem relatos desde 2020 deste tipo de ação, mas os números de reclamações aumentaram recentemente.

Como se prevenir dos golpes?

Quem ainda não tem acesso ao aplicativo, faça seu cadastro. Baixe o app do FGTS na loja de aplicativos do seu smartphone e siga os passos solicitados, informando os dados como: CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail.

Com o acesso liberado, confira se o saque-aniversário está ativado. Caso esta opção esteja já ativa sem que você o tenha feito, procure uma agência da Caixa.

De acordo com a Caixa, em caso de suspeita de fraude na adesão ao saque-aniversário, o trabalhador tem direito de pedir a apuração para retornar ao saque-rescisão. A análise deste pedido tem o prazo de 15 dias úteis.

O que é o saque-aniversário?

Apesar de ter sido instituído em 2019, ainda nem todos os brasileiros conhecem o saque-aniversário do FGTS. As pessoas que aderem a essa modalidade conseguem resgatar uma parcela do saldo das contas ativas e inativas anualmente, durante o mês de aniversário.

O período para escolher pelo saque-aniversário acaba no último dia do mês de nascimento do trabalhador. O resgate fica disponível por três meses, a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis