Quem está no exterior pode retirar o FGTS?

- Anúncio -

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um direito de todos os cidadãos brasileiros que estão atuando com a carteira de trabalho assinada por empresas e pessoas jurídicas. E, quem mora no  exterior e tem saldo para sacar, também tem direito a receber o valor mas, para isso, é importante que o cidadão preencha a Solicitação de Saque FGTS que está presente no portal da Caixa. 

Neste mês de fevereiro, também poderão sacar os grupos que foram prejudicados devido ao excesso de chuvas no estado de Minas Gerais e da Bahia. Em suma, é estimado que ao menos um milhão de famílias tenham sido prejudicadas.

 A partir da próxima terça-feira (08), também é estimado que os cidadãos tenham acesso ao abono salarial do PIS que é destinado para os servidores de empresas privadas que trabalharam ao menos um mês durante o ano base de 2020. O saldo máximo que está previsto para ser liberado do FGTS é de até R$ 6,2 mil que deve ser usado para auxiliar a população a pagar as contas de casa e comprar novos eletrodomésticos. 

Quem tem direito de sacar o valor do FGTS, mesmo morando no exterior? 

A Caixa Econômica Federal determina que algumas pessoas possuem direito de receber o valor que está presente no saldo enquanto outras não podem retirar. Veja, abaixo, quem tem a permissão de saque no ano de 2022. 

  • Contrato que tenha sido expirado devido ao prazo máximo de duração. 
  • Demissão  do colaborador sem que tenha sido por justa causa. 
  • Problemas ambientais que fazem com que a  cidade declare que está passando por um estado de emergência. 
  • Qualquer idoso que tenha mais de 70 anos de idade e que ainda tenha saldo na Caixa. 
  • Pessoas que tenham encerrado contrato após acordo com a empresa.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis