O décimo quarto do INSS está previsto para começar em agosto!
Durante a semana passada, o INSS informou que estaria antecipando o valor do pagamento do início do décimo para o final do mês de março. Deste modo, acabou levantando as suspeitas de que no final do ano, mais especificamente no mês de agosto, poderia pagar o décimo quarto no calendário do calendário do décimo terceiro. No entanto, vale salientar que por enquanto não existe nenhuma confirmação dada pelo Ministério da Cidadania e do Trabalho.
Em suma, vale salientar que o décimo quarto está sendo um projeto de análise pela Câmara dos deputados desde o ano de 2020 quando a pandemia começou e era uma forma vista de movimentar a economia. No entanto, vale salientar que o governo federal não tem verbas o suficiente para pagar para todos os aposentados, seja para aqueles que se aposentaram com o valor de um salário ou para aqueles que estão recebendo um teto maior.
Vale salientar que outro aspecto que pode fazer com que o INSS não pague o valor do décimo terceiro seria em relação ao fato de que estão com uma lista de espera acima de 1,7 milhões de pessoas no aguardo.
O STF, Supremo Tribunal Federal, já havia questionado a pasta sobre o fato deles estarem com tantas pessoas esperando por mais de 3 meses e a única resposta que tiveram é de que os peritos estavam em greve e ao menos 25% de todos os documentos que haviam sido enviados estavam fora do prazo atualizado em cartório.
A fila de espera está sendo formada atualmente por cidadãos que estão esperando retorno sobre a aposentadoria, auxílio maternidade e até mesmo em relação ao auxílio doença.
Neste ano, houve o corte de R$ 1 bilhão que seria destinado como verba para a pasta, o que pode atrasar ainda mais as análises dos pedidos.