5 dicas de como planejar a sua aposentadoria

Documentação em ordem, extrato do CNIS e uma data certa para entrar com pedido são dicas valiosas

Quando a hora de solicitar a tão sonhada aposentadoria, o segurado cria muitas expectativas em ter o benefício desejado concedido. Existem algumas dicas de aposentadoria para ele saber como planejar e como fazer para ganhar mais. Isso pode significar uma terceira idade com tranquilidade e estabilidade financeira.

Acompanhe o texto até o final e confira as dicas de aposentadoria.

Como planejar a aposentadoria?

Planejar a aposentadoria é essencial antes de solicitar o benefício junto ao INSS. É com planejamento que o segurado consegue alcançar, não só o maior benefício, mas também o melhor benefício. Isso é bem diferente. O melhor benefício pode ser mais vantajoso ao segurado que o de maior valor, isto é, ter um benefício menor, porém antecipado.

Nesse sentido, separamos algumas dicas de aposentadoria de como se planejar que vamos explicar em detalhes abaixo:

Destaques sobre *** por e-mail

Escolher a data para dar entrada na papelada

O primeiro ponto em que o segurado precisa pensar é na data que quer se aposentar. O segurado deve definir uma data em que pretende se aposentar, com tempo hábil para acumular os recursos necessários. Com essa decisão, fica mais fácil planejar os próximos passos até alcançar o benefício solicitado. 

Definindo esse objetivo, o trabalhador terá uma motivação a mais para realizar suas atividades laborais produtivamente.

Valor que vai precisar ganhar

A segunda das dicas de aposentadoria é saber quanto o segurado vai precisar ganhar. O ideal é que seja avaliado quanto de dinheiro por mês o segurado necessita para custear todas as contas e gastos individuais e da família. Ou seja, deve-se realizar estimativas do quanto precisará para manter o seu padrão de vida.

Despesas importantes de estarem nessa análise são moradia, alimentação, saúde e lazer. Outros gastos podem ser incluídos, de acordo com o estilo de vida que pretende ter na aposentadoria. 

De acordo com esse valor, é preciso determinar quanto terá que contribuir para o INSS para ter o benefício desejado. Se sentir que esse processo é complicado, o ideal é contar com um profissional qualificado para ajudar nessa tarefa.

Planeje uma poupança

O segurado deve sempre levar em consideração que nem sempre a renda total da aposentadoria será suficiente para garantir o padrão de vida desejado. A melhor alternativa quanto a isso é poupar uma quantia mensalmente para conquistar o patrimônio que se quer ter.

Deve-se calcular quanto falta para atingir a meta e estipular quais investimentos são os mais indicados, levando sempre em consideração pontos importantes, como a inflação. Elaborar uma boa estratégia de poupança e respeitando os prazos e valores, é possível alcançar os objetivos estipulados dentro do prazo.

Funcionamento do INSS

Mais uma dica é saber como funciona o INSS. Muitas pessoas não sabem em detalhes do serviço que o Instituto presta e alguns tópicos, pouco conhecidos, são importantes para o contribuinte. Especialmente, quando o assunto é a contribuição mensal, já que ela depende da modalidade que o segurado se encontra.

Além disso, a Reforma da Previdência, em vigor desde 13 de novembro de 2019, alterou muitas regras e cálculos dos benefícios do INSS. A nova lei também instaurou Regras de Transição com requisitos que podem variar a cada ano. 

Por essas razões, é importante que o segurado entenda o INSS, suas modalidades de benefícios e as regras de cada uma delas. Isso é essencial para que ele saiba quais direitos possui e como ir atrás deles. 

Tire o CNIS – Extrato Previdenciário

Ter o extrato previdenciário CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) em mãos é essencial nessa fase de planejamento. Esse documento pode ser obtido por meio do site e aplicativo Meu INSS.

Nele, o segurado terá acesso às informações que o INSS possui para calcular a aposentadoria, como:

  • Vínculo empregatício;
  • Períodos que trabalhou em cada empresa;
  • Salários de contribuição;
  • Indicadores.

É importante verificar item por item, confrontando com as CTPS, holerites, carnês de recolhimento, alterações salariais e até mesmo processo trabalhista vencido pelo trabalhador. Isso porque pode haver divergências no CNIS, como vínculos empregatícios que estão na CTPS e não no CNIS.

Se houver quaisquer erros no CNIS, eles podem ser corrigidos pelo INSS, com a apresentação dos documentos que comprovam os erros. Fazer isso, pode aumentar  o valor da aposentadoria e até mesmo antecipar a aposentadoria do INSS.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis