sexta-feira,
20 de fevereiro de 2026

Salário mínimo e aposentadoria; o que vai acontecer em 2023?

Aposentados esperam aumento real do salário mínimo; promessa de campanha do governo Lula traria mais poder de compra.

Tanto a aposentadoria, quanto o salário mínimo são preocupações reais para grande parte dos brasileiros.

Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) existe a possibilidade de um aumento real do salário mínimo, ou seja, um aumento acima da inflação.

Se isso vier a acontecer, certamente será uma medida de impacto para os trabalhadores em geral que recebem o piso, bem como para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

 

Proposta de aumento real do salário mínimo

Desde o primeiro turno, o plano de governo tinha apresentado a proposta do aumento real do salário mínimo; como um dos pontos principais da campanha ele foi reafirmado no segundo turno na “Carta para o Amanhã” às vésperas do pleito.

 

Nova Fórmula

Para conceder o aumento real é necessária uma fórmula que estabeleça o valor do aumento. Contudo, tal fórmula ainda não foi definida.

Estudos feitos pela área econômica que apoia o presidente eleito, Lula, afirma que seria possível um reajuste que traria um aumento real de 1,3%; a fórmula é feita a partir da média do PIB dos últimos cinco anos.

Contudo, muitos trabalhadores esperam que a fórmula seja a mesma utilizada de 2006 a 2019, quando o cálculo considerava a inflação do ano anterior e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) dos dois anos anteriores.

 

Os prós e contras para a economia

Para alguns economistas como Fernando Holanda Barbosa Filho, da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) a fórmula que leva em conta o PIB no cálculo tem seus prós e contras. É bom para o aposentado, mas ofereceria riscos para o mercado de trabalho já que os empregadores podem evitar formalizar postos de trabalho.

Por outro lado, Miguel Torres, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical (Sindnapi), a fórmula já utilizada de 2006 a 2019 poderia ser retomada já que deu certo. Além disso, a equipe de Lula teria afirmado o compromisso de valorizar o aumento anualmente.

 

 

Aumento real do salário mínimo precisa do decreto presidencial

Todo aumento do salário mínimo é feito por decreto presidencial. Em geral, o decreto é assinado no final ou no começo do ano.

A previsão do atual governo para o salário mínimo de 2023 é uma atualização de R$ 1.212 pra R$ 1.302, de acordo com a inflação.

No primeiro mandato de Lula de 2003 a 2006 o salário mínimo cresceu 35% acima da inflação. Já no segundo mandato teve uma alta real de 17%.

 

Com informações da Folha de São Paulo

Compartilhe:

Lucy Tamborino
Lucy Tamborino
Sou redatora estratégica com quase 10 anos de experiência, focada em traduzir informações complexas em narrativas impactantes que geram resultados reais. Desenvolvo conteúdos especializados, além de materiais como e-books para geração e conversão de leads. Também participei de coberturas jornalísticas em eventos médicos, acompanhando aulas e realizando entrevistas com palestrantes e visitantes.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

App O Trabalhador