Aposentadoria proporcional: Como se aposentar mais cedo?
A aposentadoria proporcional é uma forma de alcançar o benefício antes do previsto. Essa acabou se tornando uma alternativa, principalmente para quem não quer ter que esperar completar a idade ou continuar contribuindo. Embora essa modalidade tenha sido excluída do INSS desde 1998, mas ainda existe formas de fazer isso.
O que acontece é que é preciso entender um pouco das regras, para poder calcular e descobrir se é possível se aposentar mais cedo. Os contribuintes que começaram a pagar antes de 1998, ainda têm esse direito, mas quem começou a pagar a previdência depois desse ano, precisa rever alguns pontos.
Como funciona a aposentadoria proporcional?
De uma forma geral se aposentar mais cedo exige que a contribuição do Previdência Social tenha sido feita por tempo suficiente, mesmo quem não cumpriu todos os requisitos. Isso significa que para receber os seguros é preciso se encaixar dentro das novas regras. Quem está cadastrado a partir de 1998 não tem esse direito, mas quem começou a contribuir antes desse ano pode fazer a requisição da aposentadoria proporcional e passar a receber o benefício. Para os novatos da previdência, o que entra no lugar é a aposentadoria por tempo de contribuição.
Critérios para se aposentar mais cedo
A aposentadoria proporcional é um dos benefícios previdenciários que é concedido em alguns casos para requisitos que são algumas exigências feitas pelo direito do contribuinte. Nos casos específicos se dão o cadastro do sistema antes de 1998, ter feito alguma contribuição ao INSS, e para o caso de idade mínima é de 53 anos para homens e 48 para mulheres.
Para tempo mínimo de contribuição, os homens devem ter 30 anos e as mulheres 25 anos. Além disso, um pagamento a mais é preciso ser feito, de cerca de 40% do valor restante do que falta para contribuir e alcançar as regras atuais.
Leia também: Auxílio emergencial: tenho que fazer a devolução?