Esqueceu o número do PIS? Veja 5 maneiras de descobrir

Calendário de pagamentos já foi divulgado para 2023
- Anúncio -

O Governo Federal já divulgou o calendário do abono salarial PIS/Pasep 2023, referente ao ano-base 2021. O benefício é pago, tradicionalmente, uma vez ao ano. Os depósitos vão começar a ser pagos a partir de fevereiro e segue o mês de aniversário do contribuinte (veja tabela abaixo). 

Registrado pelo governo federal, o PIS/PASEP é criado quando um cidadão assina sua carteira de trabalho pela primeira vez. Através desse número, são feitos os saques do FGTS e pagamentos de diversos benefícios, como o abono salarial.

Sem o número do PIS/PASEP, é impossível usufruir de diversos direitos trabalhistas, como seguro desemprego e aposentadoria, por exemplo.

Além disso, o número de registro do PIS/PASEP acaba sendo o mesmo do Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e do Número de Identificação Social (NIS), usados para acesso a programas sociais promovidos pelo governo, como o Auxílio Brasil.

Dessa forma, explicaremos exatamente o que fazer para consultar o seu número do PIS e acabar com essa dúvida de uma vez por todas, acompanhe!

Como consultar meu número do PIS?

Existem diversas possibilidades para que você possa consultar qual é o seu número do PIS. Vamos explicar cada uma delas a seguir.

Através da plataforma Meu INSS

O número do PIS pode ser consultado facilmente e de maneira rápida e prática através da plataforma Meu INSS.

O procedimento é simples, basta fazer login com sua conta Gov.br, informando seu CPF e senha. Caso não tenha senha basta cadastrar.

Na página inicial clique no menu, vá em “Meu Cadastro”, agora é só visualizar na página o número do NIT/PIS.

Pelo site da Caixa Econômica Federal

É possível consultar o número do seu PIS pelo site da Caixa Econômica , basta informar a numeração do seu CPF e fazer o login. 

Caso você não possua cadastro, será possível realizar um novo cadastro informando os dados pessoais e criando uma senha de acesso.

Pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital

Um dos principais aplicativos que os trabalhadores podem acessar é o app da Carteira de Trabalho Digital que pode ser baixado no seu celular na loja de aplicativos Android e iOS.

Para acessar as informações é simples, basta fazer o login em sua conta Gov.br utilizando seu CPF e senha de acesso. Caso não tenha senha basta realizar o cadastro.

Após acessar o aplicativo basta clicar na opção “Contratos” para conseguir visualizar seus registros na carteira de trabalho, em seguida, em frente ao nome da empresa atual clique em mais informações e pronto, será apresentado seu número do PIS.

Pelo CNIS

Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Clique em “Cidadão”, e em seguida na palavra “Inscrição” no canto superior esquerdo do menu. Depois, escolha a opção “Filiado”. Preencha os dados de forma idêntica ao que está em sua carteira de trabalho e clique em “Continuar”. 

Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho, no canto superior da tela, informando que seus dados já constam na base do CNIS e o número do NIT, que é o mesmo do PIS.

Telefone da Previdência Social

Entrando em contato com a Previdência Social pelo número 135 é possível descobrir o seu número do PIS, o procedimento é simples.

Ligue para o número 135, digite o seu CPF, você será direcionado para um atendimento eletrônico, selecione a opções 3 para falar em outros assuntos, ou disque 0 para falar direto com atendente.

O atendimento por telefone é feito de segunda a sábado das 7h às 22h.

Confira calendário para o PIS 2023:

Nascidos em Pagamento em
Janeiro 15 de fevereiro de 2023
Fevereiro 15 de fevereiro de 2023
Março 15 de março de 2023
Abril 15 de março de 2023
Maio 17 de abril de 2023
Junho 17 de abril de 2023
Julho 15 de maio de 2023
Agosto 15 de maio de 2023
Setembro 15 de junho de 2023
Outubro 15 de junho de 2023
Novembro 17 de julho de 2023
Dezembro 17 de julho de 2023
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis