Esses 5 motivos levam sua aposentadoria a ser negada. Veja!
Veja o que fazer quando o INSS indeferiu sua solicitaçãoAo dar entrada na aposentadoria, a última coisa que se espera é saber que a solicitação foi negada pelo INSS. Entenda agora o que você deve fazer. Nos casos de aposentadoria negada, você pode recorrer da decisão no prazo de 30 dias, mas antes de qualquer coisa é fundamental compreender o porquê da negativa no seu pedido de aposentadoria.
Quer conhecer os principais motivos que levam seu pedido ser indeferido? Acompanhe!
Por que a aposentadoria do INSS é negada?
Existem inúmeros motivos que podem gerar a negativa de um pedido de aposentadoria, entre eles são:
-
Falta ou erros de contribuição
Você deve verificar qual foi o erro cometido ao recolher as contribuições, ou seja, se deixou de fazer a contribuição em algum determinado período ou fez de forma diferente da exigida pelo INSS para fins de concessão de aposentadoria.
-
Empresa não realizou pagamento
Quando alguma empresa na qual você possui vínculo empregatício não realizou as contribuições adequadamente. Você pode comprovar o tempo trabalhado apresentando holerites, carteiras de trabalho e outros documentos que confirmem o vínculo. A partir daí caberá à empresa quitar os atrasados.
-
Não reconhecimento de atividade rural
Nas situações em que o INSS não reconhece algum período trabalhado, o segurado deve tomar alguns cuidados. No caso dos trabalhadores rurais, é necessário comprovar com documentos e testemunhas o período de atividade fora da zona urbana.
-
Não reconhecimento de atividade especial (insalubre ou periculosa)
Já para aqueles que exercem atividade especial, como esse tipo de aposentadoria pode ser obtida com menor tempo de contribuição e maior valor de benefício, é fundamental guardar os documentos de PPP (perfil profissiográfico previdenciário) e LTCAT e outras provas para ser possível entrar com o pedido de concessão ou revisão do benefício.
-
Documentação incompleta
Esse é o mais comum dos casos: a falta de documentação necessária.
Por isso, certifique-se que está em posse de todos os dados antes de ingressar com o pedido para evitar surpresas desagradáveis.
Aposentadoria negada: o que fazer?
Há dois caminhos que podem ser tomados: recurso administrativo ou entrar com uma ação judicial.
No caso do recurso administrativo ele tem o prazo de até 30 dias para dar entrada, que são contados a partir do momento em que há ciência da decisão. O recurso deve ser encaminhado para a Junta de Recursos do Conselho de Recursos da Previdência Social.
Na ação judicial existe maior possibilidade do benefício ser concedido, pois aqui a análise dos seus dados, informações e perícia, serão feitos por profissionais especializados. Além disso, caso o benefício seja concedido, você tem direito de receber o valor retroativo.