Auxílio-gás vai ter valor elevado em 2023? Veja o que se sabe
Pagamentos do auxílio-gás serão retomados pelo Governo Federal no próximo mês de fevereiro. Veja o que se sabe sobre os valores do benefícioDentro de mais algumas semanas o Governo Federal deverá retomar os pagamentos do programa Auxílio-gás nacional. Segundo as informações oficiais, os repasses serão oficialmente retomados no mês de fevereiro. O programa funciona através de liberações bimestrais.
Como já ocorreu um pagamento no último mês de dezembro, a próxima liberação está programada para o mês de fevereiro deste ano. Contudo, mesmo com a proximidade das novas liberações, o fato é que muitos usuários ainda têm dúvidas sobre qual será o valor dos pagamentos da auxílio-gás sob o governo Lula.
Nas redes sociais, surgem várias informações desencontradas sobre este tema. Parte das postagens afirma que Lula vai abaixar o valor dos pagamentos deste auxílio e outra parte afirma que ele vai aumentar. Afinal de contas, o que vai acontecer com o valor do Auxílio-gás a partir deste ano?
O valor do Auxílio-gás
Pelas regras do programa, o valor do auxílio-gás é sempre definido pela divulgação do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg no mês de pagamento do programa. Por esta razão, ainda é impossível prever qual será o valor pago aos usuários no próximo mês de fevereiro.
De toda forma, já é possível adiantar que, na prática, os valores dos pagamentos seguirão uma mesma média que foi vista no segundo semestre do ano passado. Lula deverá pagar 100% do preço médio do botijão de 13kg, assim como Bolsonaro fez nos últimos três pagamentos do Auxílio-gás nacional.
Existia uma expectativa de que Lula pudesse reduzir este patamar para 50% do preço médio nacional do botijão de gás. Contudo, o presidente conseguiu ajuda do Congresso Nacional e aprovou a chamada PEC da Transição. O documento liberou espaço no orçamento, e parte deste espaço será usado para bancar a manutenção do valor do Auxílio-gás.
E o Auxílio Brasil?
O Auxílio Brasil deverá funcionar sob esta mesma lógica do Auxílio-gás nacional. Com a aprovação da PEC da Transição, o governo deverá ter espaço no orçamento para bancar a manutenção do valor de R$ 600 do programa social.
É possível que tanto o Auxílio Brasil, como o Auxílio-gás passem por mudanças no decorrer do ano, ou no decorrer de todo o governo Lula. Contudo, estas são as regras gerais que devem nortear o Governo Federal ao menos nestes primeiros meses de gestão.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio Brasil para este mês de janeiro de 2023.
- Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (terça-feira).