Pente-fino do Bolsa Família: primeiros alvos são encontrados

Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT) disse que encontrou cerca de 2,5 milhões de cadastros com suspeita de fraudes no Bolsa Família
- Anúncio -

Dos mais de 40 milhões de cidadãos que possuem cadastro no sistema de Cadúnico, 2,5 milhões apresentam fortes indícios de fraudes do Bolsa Família. Ao menos foi o que disse o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) em entrevista nesta semana.

O Ministro disse que cerca de 10 milhões de famílias deverão realizar recadastramentos, já que o sistema de pente-fino encontrou inconsistências em seus cadastros. Contudo, o foco mesmo está nestes 2,5 milhões de usuários que apresentam os fortes indícios de fraudes no sistema do Cadúnico.

“Começaremos com 2,5 milhões de famílias com maiores indícios de problemas, depois vamos para até 10 milhões para completar informações que faltam nos cadastros. Estamos cruzando os dados para começar o recadastramento em fevereiro”, disse o Ministro na última segunda-feira (16).

“A partir dessa base, temos outro foco que leva em conta aproximadamente 2,5 milhões de famílias onde esse indicador (de indício de  irregularidade) é mais forte. Então 2,5 milhões, depois 10 milhões até 21 milhões”, disse o Ministro, afirmando que a ideia é começar este processo já a partir de fevereiro.

Se tudo acontecer como planejado pelo novo governo, o pente-fino será concluído em um intervalo de 60 dias, no máximo. Depois da definição de quem vai poder receber o saldo de fato, o sistema começaria a liberar o adicional de R$ 150 por filhos menores de seis anos de idade.

Entradas e saídas

O Ministro Wellington Dias destacou ainda que o processo de pente-fino não serve apenas para excluir pessoas. Ele afirmou que vai investir no processo de busca ativa para encontrar cidadãos que têm direito ao benefício, mas que ainda não estão recebendo nada.

“Não temos quantos vão entrar e quantos vão sair, precisa esperar o recadastramento. A estimativa é que tenhamos mais irregularidades do que de entrada”, disse o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) ainda em dezembro do ano passado.

Retorno do Bolsa Família

Oficialmente, os pagamentos do programa Bolsa Família estão sendo retomados nesta quarta-feira (18). Hoje é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 1. Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 20 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 27 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (terça-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis