Auxílio-gás volta a ser pago em fevereiro. Veja detalhes

Governo Federal deve retomar os pagamentos do Auxílio-gás nacional no próximo mês de fevereiro. Veja o que se sabe sobre o benefício social

Depois de um hiato de um mês sem pagamentos, o Auxílio-gás nacional já tem data para ser retomado. De acordo com as informações oficiais, as liberações do programa voltam em fevereiro. Como se trata de um programa bimestral, os repasses acontecem sempre de dois em dois meses.

Existia uma dúvida sobre a continuidade ou não do Auxílio-gás este ano. Com a mudança de comando no Governo Federal, alguns cidadãos começaram a imaginar que o projeto pudesse ser descontinuado. Contudo, o fato é que o projeto vai seguir sendo pago normalmente.

O valor dos pagamentos, aliás, seguirá sendo basicamente o mesmo. Os repasses precisam corresponder sempre a 100% do preço médio nacional do botijão de gás 13kg, patamar que é definido todos os meses pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Até aqui, o valor de fevereiro ainda não foi oficialmente divulgado.

De todo modo, já é possível adiantar que os repasses deverão girar em torno dos R$ 100, assim como estava acontecendo até o final do ano passado. Em dezembro de 2022, as liberações aconteceram no patamar de R$ 112, por exemplo. A expectativa é que para fevereiro o valor não fuja muito deste saldo.

Em fevereiro, o Auxílio-gás começa os pagamentos no próximo dia 13, usando basicamente o mesmo calendário do Bolsa Família. Para saber quando você vai poder receber, basta consultar o final do seu Número de Identificação Social (NIS). Os repasses devem acontecer entre os dias 13 e 28 do próximo mês.

Destaques sobre *** por e-mail

O calendário

Abaixo, você pode conferir o calendário de pagamentos do Auxílio-gás para o mês de fevereiro. Assim como nos meses anteriores, os repasses devem acontecer sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Em fevereiro, o número de dias úteis é menor por causa do carnaval.

  • Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).

Os valores do Auxílio-gás

O Auxílio-gás nacional é um programa social criado para ajudar as pessoas a comprarem o botijão de gás. Inicialmente, o Governo Federal era obrigado a pagar 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg.

Com a aprovação da PEC dos Benefícios em julho do ano passado, o Governo conseguiu elevar esta taxa para 100%. Em dezembro, o Congresso aprovou a PEC da Transição, que também liberou recursos para a manutenção do valor do Auxílio-gás este ano.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis