FGTS: vítimas de chuvas em São Paulo poderão sacar

Governo Federal anunciou a liberação do FGTS para pessoas que residem em municípios fortemente atingidos pelas chuvas em São Paulo

O Governo Federal anunciou que vai liberar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pessoas que residem em municípios fortemente atingidos pelas chuvas no litoral norte de São Paulo. A região está sofrendo com os efeitos do temporal. Dezenas morreram e milhares estão desabrigados.

A decisão de liberar o FGTS foi anunciada pelo Governo Federal ainda na última segunda-feira (20). O poder executivo afirma que mesmo as pessoas que estão dentro do sistema de saque-aniversário poderão sacar o dinheiro que está disponível em suas contas nas próximas semanas.

Para poder sacar o FGTS, o cidadão precisa ser morador de uma das seis cidades que estão em situação de calamidade pública. São elas: Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. São Sebastião, aliás, é o município que registra a pior situação. Já são 48 mortos encontrados no município.

A Caixa Econômica Federal disse que ainda não liberou o dinheiro de fato, e que os cidadãos terão que esperar mais um pouco para realizar a retirada. Para sacar algum valor, o indivíduo precisa necessariamente ter algum saldo ativo em seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00. Para realizar a solicitação do dinheiro, basta abrir o app do FGTS, ir na opção de Meus Saques, selecionar “Outras Opções de Saque – Calamidade Pública”. Logo depois, basta selecionar a cidade em que você reside e seguir os passos finais de antecipação.

Destaques sobre *** por e-mail

Desinformação sobre o FGTS

Nesta semana, o deputado federal, Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou o governo Lula por não liberar o FGTS, assim como fazia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O parlamentar fez a postagem dois dias depois de Lula anunciar a liberação do FGTS. O post gerou críticas.

“O governo Bolsonaro sempre liberou o FGTS para moradores atingidos por desastres naturais em todo o Brasil. Por que Lula não faz o mesmo para os desabrigados na Baixada Santista? Incompetência ou má fé?”, afirmou Nikolas, que é um dos deputados que lideram a oposição ao presidente Lula no Congresso Nacional.

“A desinformação é um problema crônico do bolsonarismo. Esse resolveu cobrar hoje uma medida que Lula anunciou há 2 dias atrás. Ignorância ou má fé?”, questionou o deputado federal em suas redes sociais oficiais.

Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação em relação ao FGTS, é importante entrar em contato com a Caixa Econômica Federal. Esta é uma dica que vale para pessoas que residem não apenas no litoral norte de São Paulo, mas em todas as regiões do país.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis