Isenção de taxa do Enem: prazo vai até quinta (30)
Uerj abriu possibilidades de preencher vagas remanescentesA Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) abriu a possibilidade de preenchimento de vagas remanescentes e divulgou o processo de isenção de taxa para os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para isso precisam ter sido aprovados com nota mínima de 200 pontos em cada uma das provas objetivas e 300 pontos na redação.
Para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, os interessados devem se cadastrar e preencher o requerimento entre os dias até esta quinta, dia 30 de março.
Requisitos
Somente é válida a isenção de taxa para candidatos que concluíram o Ensino Médio e que atendam à condição de carência socioeconômica definida como renda bruta média mensal familiar menor ou igual a um salário mínimo nacional.
Para comprovar tais requisitos no processo de inscrição, é necessário encaminhar pelo correio os documentos comprobatórios.
Também deve ir junto com o requerimento de isenção preenchido, em um envelope lacrado, para o Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – DSEA/Uerj. Não será aceita a entrega dos documentos diretamente no DSEA/Uerj.
Após a conclusão de todas as etapas solicitadas e a análise da documentação. O resultado do processo de isenção será divulgado no dia 24 de abril de 2023 no site da Uerj.
O que é ENEM?
O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o estudante no fim da sua fase de escolaridade básica. Porém, atualmente, é utilizado por mais de 500 universidades como um critério para ingressar no ensino superior.
O exame substitui o vestibular de algumas universidades públicas e privadas, além de oferecer vagas em alguns cursos técnicos através do PRONATEC.
Com a nota do ENEM, o estudante poderá ingressar em uma universidade pública através do SISU ou privada com o PROUNI ou FIES, e ainda quem sabe, ingressar em uma universidade portuguesa.