Auxílio-gás: veja quantas pessoas podem receber em abril
Governo Federal já divulgou o número exato de pessoas que podem receber o Auxílio-gás nacional neste mês de abril. Veja o que se sabe até aquiO Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome publicou detalhes sobre os números do programa Auxílio-gás neste mês de abril. De acordo com as informações oficiais, pouco mais de 5,6 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do benefício social.
O número representa uma leve queda em relação ao que se registrou no último pagamento. Dados do Ministério apontam que em fevereiro pouco mais de 5,9 milhões de pessoas receberam o dinheiro do Auxílio-gás. Esta é a primeira vez que o número de atendidos é reduzido dentro da nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O motivo da queda pode ser o pente-fino que está sendo realizado pelo Ministério. O atual governo desconfia que a gestão anterior inseriu pessoas de maneira indiscriminada no programa social. Agora, há um movimento de retirar os cidadãos que teriam entrado no sistema do Auxílio-gás de maneira irregular, segundo a pasta do Desenvolvimento Social.
O valor
Neste mês de abril, todos os mais de 5,6 milhões de usuários que fazem parte do Auxílio-gás nacional estão recebendo o patamar de R$ 110. O valor também é um pouco menor do que o registrado em fevereiro deste ano, quando todos os beneficiários receberam R$ 112 por família.
Contudo, não é possível definir este movimento como uma queda. Assim como em fevereiro, o valor dos pagamentos do Auxílio-gás nacional seguem sendo equivalentes a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. Trata-se de uma regra que está na lei e que precisa ser seguida pelo governo.
O calendário de pagamentos do Auxílio-gás
Em abril, os pagamentos do Auxílio-gás nacional tiveram início ainda no último dia 14. A grande maioria das pessoas aptas ao recebimento do benefício já recebeu o dinheiro do projeto. Agora restam apenas mais dois grupos que devem pegar o saldo até o final da semana.
Veja abaixo o calendário detalhado de pagamentos.
- Usuários com NIS final 1: 14 de abril (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 17 de abril (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 3: 18 de abril (terça-feira);
- Usuários com NIS final 4: 19 de abril (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 20 de abril (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 24 de abril (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 7: 25 de abril (terça-feira);
- Usuários com NIS final 8: 26 de abril (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 27 de abril (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 28 de abril (sexta-feira).
Vale lembrar que cada usuário tem um prazo de 120 dias para movimentar o dinheiro do Auxílio-gás nacional. Caso contrário, o governo poderá entender que o cidadão não precisa mais daquele dinheiro.