Concurso do INSS: mil nomeações e um novo edital em 2024
O ministro da Previdência Social, Carlos Luppi, solicitou estudos para dar viabilidade ao concursoA Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) realizou uma reunião no início do mês, com o INSS e houve a confirmação sobre um novo concurso em 2024.
Ainda de acordo com a Fenasps, os aprovados nas 1.000 vagas imediatas do último edital devem ir para as centrais de análises, e não mais para o atendimento ao público, conforme previsto. Além disso, o sindicato também confirmou que a autarquia solicitou a convocação adicional de mais 250 aprovados.
O ministro da Previdência Social, Carlos Luppi, já solicitou, inclusive, estudos para dar viabilidade ao concurso. Entre as possibilidades de cargos que podem aparecer futuramente está o de peritos.
“Temos que preparar um novo concurso. Nós temos, praticamente, a metade do efetivo inicial. É necessário mais médicos peritos e ao mesmo tempo também convênios que nos ajudem”, relatou o ministro.
O ministro também já se mostrou favorável à utilização do cadastro reserva do concurso do INSS. A previsão, em um primeiro momento, será pela convocação de 2.250 aprovados até o final de 2023.
Concurso INSS
Foi homologado no último dia 4 de maio o resultado final do concurso do INSS. O certame terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Durante esse tempo, os aprovados para as vagas imediatas (que realizaram o curso de formação) serão convocados, enquanto os aprovados em cadastro reserva poderão ser convocados a critério da administração pública.
O concurso do INSS ofertou, ao todo, 3.373 oportunidades de Técnico do Seguro Social (nível médio), sendo 1.000 imediatas e 2.373 destinadas para a composição do cadastro reserva.
O salário inicial do aprovado será de R$ 6.437,31 (já com os 9% de reajuste concedido pelo governo federal aos servidores). Além da remuneração, o servidor ainda tem direito ao auxílio alimentação no valor de R$ 658.
O que é INSS?
INSS é a sigla para Instituto Nacional do Seguro Social, órgão público responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios aos trabalhadores brasileiros e demais segurados – como microempreendedores individuais e contribuintes individuais.
O Instituto Nacional do Seguro Social foi criado em 1990 a partir da junção de outros dois órgãos: o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
Sua função é executar os benefícios previdenciários, incluindo controlar e realizar o pagamento de aposentadorias e de outros benefícios, como auxílio-doença e pensão por morte.