Auxílio-gás de julho: veja o que se sabe sobre os pagamentos
Em julho, Governo Federal deverá pagar uma série de benefícios sociais. Veja quem vai poder receber e o que vai acontecer com o Auxílio-gás nacionalO Auxílio-gás nacional é um programa do Governo Federal que atende mais de 5 milhões de pessoas em todas as regiões do país. O objetivo do projeto é ajudar cidadãos em situação de vulnerabilidade social no processo de compra do botijão de gás de 13 kg.
Nos últimos meses, o Auxílio-gás nacional se transformou em uma espécie de programa queridinho dos usuários. Em condições normais, o benefício faz pagamentos de pouco mais de R$ 100 por família. Em junho, por exemplo, cada usuário recebeu R$ 110 para realizar a compra do item.
Como o programa é muito querido pelos usuários, muitas pessoas querem saber quando o repasse vai ser retomado novamente. Neste sentido, há uma notícia não muito boa: o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome já confirmou que não vai realizar liberações do Auxílio-gás nacional neste mês de julho.
Quando os repasses voltam?
Mas as liberações não devem demorar muito para serem retomadas. O Ministério já confirmou que a ideia é voltar a pagar o Auxílio-gás nacional em agosto. Este hiato de tempo sem pagamentos ocorre porque estamos falando de um projeto de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses.
Como já houve uma liberação em julho, a próxima está programada para o mês de agosto. Ainda neste ano de 2023, há liberações programadas para os meses de outubro e dezembro, sempre dentro da mesma lógica do Auxílio-gás nacional.
O que há além do Auxílio-gás
Se não há pagamentos programados para o Auxílio-gás nacional em julho, o que será liberado pelo Governo Federal neste mês? Segundo as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, há repasses programados para o Bolsa Família já a partir do dia 18.
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos. Confira:
- Usuários com NIS final 1: 18 de julho (terça-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de julho (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de julho (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 21 de julho (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de julho (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de julho (terça-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de julho (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de julho (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 28 de julho (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de julho (segunda-feira).
Para além do Bolsa Família, o Governo Federal também seguirá neste mês de julho com a Tarifa Social de Energia Elétrica. Trata-se de um programa que prevê a liberação de descontos na conta de luz para famílias inscritas no Cadastro Único (Cadúnico).