Secretária do Bolsa Família defende permanência de Wellington Dias
Se depender da Secretaria do Bolsa Família, Eliane Aquino, o Ministro do Desenvolvimento Social seguirá sendo Wellington Dias (PT-PI)O Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Welington Dias (PT), pode estar com o cargo na mira do centrão. Mas ele não está sozinho nesta luta para defender a sua indicação. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, a secretária do Bolsa Família, Eliane Aquino, defendeu o seu superior.
Entre outras coisas, Aquino disse na entrevista que Wellington Dias não é um elo fraco do governo federal, e defendeu que ele teria força para bater de frente com o centrão. Trata-se do grupo político que estaria fazendo pressão para assumir o comando da pasta do Ministério do Desenvolvimento Social.
“Wellington é um ministro fantástico em termos de olhar para a política pública, com olhar para as necessidades dessa população. O ministro Wellington tem esse olhar e essa força política para enfrentar o modo de fazer política do centrão“, disse ela na entrevista.
Para Aquino, Wellington Dias estaria fazendo um bom trabalho à frente da pasta do Ministério do Desenvolvimento Social. Entre outros pontos, ela destacou que o ministro estaria trabalhando para fazer com que as pessoas saíssem da situação de pobreza.
“Vamos gerar emprego para esse público que está no Cadastro Único e no Bolsa Família, para desmistificar a ideia de que a pessoa não quer trabalhar. Estudos mostram que elas já trabalhavam desde os 11 anos de idade. O problema é que nunca tiveram oportunidades”, disse ela.
Reivindicação do PP
Do outro lado dessa novela está o Centrão, em especial o PP, que estaria fazendo pressão para comandar o Ministério. A ideia do partido é assumir o comando da pasta, mesmo que o governo decida tirar o Bolsa Família das atribuições.
Até aqui, no entanto, o que se sabe é que esta ideia não agrada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista recente, ele chegou a dizer que não existe a menor possibilidade de retirar Wellington Dias do Ministério do Desenvolvimento Social neste momento.
Bolsa Família em agosto
Enquanto o futuro desta pasta não é definido, os pagamentos do Bolsa Família seguem sendo realizados normalmente. A expectativa é para uma retomada dos repasses já a partir desta sexta-feira (18). Mais de 20 milhões de pessoas deverão receber o saldo em suas contas.
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Bolsa Família para este mês de agosto:
- Usuários com NIS final 1: 18 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 21 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de agosto (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 28 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de agosto (quinta-feira).