Bolsa Família vai pagar 13º salário em julho? Veja o que se sabe
Governo Federal segue nesta semana com os pagamentos de mais uma rodada de pagamentos do Bolsa Família. Veja quem vai poder receber o saldoO governo federal segue nesta semana com os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Especificamente nesta segunda-feira (28), é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 7. O dinheiro está na conta desde o sábado (26).
Não é preciso sair de casa para movimentar o dinheiro do Bolsa Família. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, através do aplicativo do Caixa tem é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saque.
Ainda no decorrer desta semana, outros grupos poderão receber o saldo em suas contas. O cidadão deve sempre se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber. Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 21 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de agosto (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 28 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de agosto (quinta-feira).
E o 13º do Bolsa Família?
O pagamento de um 13º salário é um dos sonhos mais antigos dos usuários. Contudo, o fato é que estas pessoas só conseguiram receber este saldo adicional no final de 2019, no primeiro ano do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O pagamento do 13º salário para os usuários do Bolsa Família foi uma das principais promessas de campanha de Bolsonaro nas eleições de 2018. Ele chegou a cumprir com o prometido, mas apenas em 2019. Nos anos de 2020, 2021 e 2022, o governo optou por não pagar mais o saldo adicional.
E o governo atual?
No caso do governo do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também não há indicações de que o 13º salário vai ser pago no final deste ano. Em entrevista recente, o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) deixou claro que não haverá pagamentos deste adicional em 2023.
“Tivemos um momento (durante o qual o 13º foi pago) muito mais pensando em estratégia eleitoral. Mesmo assim, em um ano apenas, 2019, em que se teve o pagamento extra. A partir daí, não teve mais”, disse Dias, quando perguntado sobre o assunto.
“Objetivo maior é abrir oportunidades, pelo emprego e pelo empreendedorismo, para que se tenha condição de renda. Aí, quem alcançar condição de emprego, vai ter salário, décimo-terceiro, férias, vai ter tudo o que é previsto para o mundo do trabalho”, completou ele.