Governo Federal vai pagar 13º e 14º do Bolsa Família este ano
Veja o que se sabe sobre a possibilidade de pagamento de um 13º e de um 14º salário para usuários que fazem parte do Bolsa Família neste ano de 2023O governo federal concluiu na última semana os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Em agosto, estima-se que pouco mais de 21 milhões de pessoas de todas as regiões do país tenham recebido o saldo em suas contas. Agora, estes usuários querem saber quantos pagamentos faltam até o final do ano.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, restam apenas mais quatro pagamentos regulares do Bolsa Família até o final deste ano de 2023. Eles deverão ocorrer nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.
E o 13º salário?
Ao menos até aqui, não há nenhuma indicação de que o governo federal vai liberar o pagamento de um 13º, ou mesmo de um 14º salário para os usuários do Bolsa Família. Em entrevista recente, o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), disse que não existe esta possibilidade.
“Tivemos um momento (durante o qual o 13º foi pago) muito mais pensando em estratégia eleitoral. Mesmo assim, em um ano apenas, 2019, em que se teve o pagamento extra. A partir daí, não teve mais. Isso mostra que era um ponto fora da linha, que o próprio governo anterior deve ter avaliado e visto que era um equívoco”, afirmou Dias.
“Teremos a oportunidade de trabalhar o ponto principal, que é a inclusão socioeconômica. Objetivo maior é abrir oportunidades, pelo emprego e pelo empreendedorismo, para que se tenha condição de renda. Aí, quem alcançar condição de emprego, vai ter salário, décimo-terceiro, férias, vai ter tudo o que é previsto para o mundo do trabalho.”
Bolsa Família em setembro
Embora não exista uma previsão de liberação do 13º salário para os usuários do Bolsa Família, o governo federal já confirmou que vai seguir com os pagamentos regulares do benefício social. Já neste mês de setembro, os repasses serão retomados no dia 18.
Para saber o dia exato do recebimento do seu benefício, é necessário tomar como base o final do seu Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe o saldo já no dia 18. Outros grupos recebem nos dias seguintes. Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de setembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de setembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de setembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 21 de setembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 22 de setembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de setembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de setembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de setembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 28 de setembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 29 de setembro (sexta-feira).