Veja como consultar Auxílio-gás pelo CPF sem sair de casa
Nem todo mundo sabe, mas qualquer cidadão pode confirmar se tem direito ao Auxílio-gás nacional sem precisar sair de casa. Entenda o passo a passoVocê já ouviu falar no Auxílio-gás nacional? Trata-se de um programa social pago pelo governo federal e que prevê uma ajuda para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ideia é fazer um pagamento em dinheiro para que estas famílias consigam comprar o botijão de gás de 13 quilos.
O repasse do saldo é sempre equivalente a 100% do preço médio nacional do item, saldo que é sempre definido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Em agosto, por exemplo, a média do preço do botijão foi de R$ 108. Assim, todos os usuários do programa social receberam R$ 108.
A próxima liberação do Auxílio-gás nacional já tem data para ser efetivada. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a ideia é liberar o saldo a partir do próximo dia 18, sempre tomando como base o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário.
Como consultar
Com a proximidade dos pagamentos, muita gente quer saber se está entre os usuários do programa social. Em primeiro lugar, é importante lembrar que o Ministério do Desenvolvimento Social ainda não atualizou os dados para este mês de outubro. Mas desde já, o cidadão pode realizar a consulta através do CPF, sem precisar sair de casa.
“É possível consultar a situação do benefício pelo aplicativo Bolsa Família, aplicativo Caixa Tem e Atendimento CAIXA pelo telefone 111, sendo que, em caso de dúvidas o beneficiário deverá entrar em contato com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome pelo telefone 121″, diz a Caixa Econômica Federal.
Já a consulta aos valores do Auxílio-gás na sua conta pode ser feita pelos seguintes canais:
- aplicativo Bolsa Família;
- aplicativo CAIXA Tem;
- Atendimento CAIXA pelo telefone 111. Depois digite o número do seu CPF ou NIS.
Pagamentos do Auxílio-gás
Vale lembrar que o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. Como o último repasse foi feito no último mês de agosto, a próxima liberação está marcada para este mês de outubro.
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos para este mês:
- Usuários com NIS final 1: 18 de outubro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de outubro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de setembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de outubro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de outubro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de outubro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de outubro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de outubro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de outubro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de outubro (terça-feira).