INSS: confira o calendário oficial de pagamentos de outubro
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já divulgou o calendário detalhado de pagamentos de outubro. Veja quando você vai receber aposentadoria ou pensãoA partir de agora, aposentados e pensionistas de todo o país já sabem quando poderão receber os seus benefícios neste mês de outubro. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já divulgou detalhes sobre a nova leva de liberações de aposentadorias e pensões para os seus segurados.
De acordo com as informações oficiais, os pagamentos de outubro começam no próximo dia 25. O Ministério da Previdência Social estima que pouco mais de 37 milhões de brasileiros de todas as regiões do pais receberão os saldos já a partir da próxima semana.
O calendário do INSS
Assim como ocorreu nos meses anteriores, os pagamentos do INSS devem ser divididos em dois grupos. O primeiro deles é formado pelas pessoas que recebem benefícios equivalentes ao piso previdenciário nacional, ou seja, R$ 1.320. Estes cidadãos devem seguir o seguinte calendário:
- Final 1: 25 de outubro;
- Final 2: 26 de outubro;
- Final 3: 27 de outubro;
- Final 4: 30 de outubro;
- Final 5: 31 de outubro;
- Final 6: 1º de novembro;
- Final 7: 3 de novembro;
- Final 8: 6 de novembro;
- Final 9: 7 de novembro;
- Final 0: 8 de novembro.
O segundo grupo é formado pelos segurados que fazem parte do INSS e que recebem aposentadorias e pensões de qualquer valor acima do piso previdenciário nacional, ou seja, acima dos R$ 1.320. Para estas pessoas, os pagamentos de outubro serão realizados apenas a partir do mês de novembro. Veja no calendário abaixo:
- Finais 1 e 6: 1º de novembro;
- Finais 2 e 7: 3 de novembro;
- Finais 3 e 8: 6 de novembro;
- Finais 4 e 9: 7 de novembro;
- Finais 5 e 0: 8 de novembro.
Como realizar a consulta
Mesmo antes do início dos pagamentos do INSS, é possível consultar as informações sobre as liberações que estão sendo programadas para sua conta. Assim, o cidadão vai poder se planejar em relação ao dinheiro que vai ser recebido.
Para realizar esta verificação, não é preciso sair de casa. A consulta ao extrato do INSS pode ser feita através do app e site do Meu INSS. Para tanto, é preciso ter um login completo com uma conta Gov.br, o sistema unificado para os serviços digitais do governo federal.
Através deste app, o cidadão vai poder obter informações não apenas sobre pagamentos, mas também sobre valores futuros, e datas dos repasses para a sua conta.
13º salário do INSS
Com a chegada do final do ano, muitos segurados do INSS querem saber quando o governo federal vai realizar os pagamentos do 13º salário. Trata-se de um saldo adicional normalmente pago nos últimos meses de cada ano.
Contudo, é preciso lembrar que este adicional já foi pago em 2023. Os repasses do 13º salário foram feitos ainda no primeiro semestre. Assim, não há mais previsão de pagamentos de bônus para este ano.