Datas dos pagamentos do 13° dos aposentados do INSS. Veja!!
Veja quando o INSS realiza os depósitos deste direito garantido e conhecido também como gratificação natalinaOs trabalhadores brasileiros já estão ansiosos pelo recebimento do 13° salário de 2023. Também conhecido como gratificação natalina, o acréscimo anual tem seu pagamento em até duas parcelas pelos empregadores, em datas estabelecidas por lei.
O benefício está previsto para todos os trabalhadores contratados com carteira assinada e servidores públicos. Os pagamentos devem ocorrer em duas parcelas: até o dia 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.
Todavia, e o 13° dos aposentados e pensionistas? Quando ocorre o pagamento para estas categorias? Veremos na leitura a seguir.
Pagamentos do 13° dos aposentados e pensionistas
Assim como nos últimos dois anos, em 2023, o pagamento do 13° dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) teve antecipação por parte do Governo Federal.
Embora o abono anual ocorresse normalmente a partir do segundo semestre de cada ano, a antecipação do pagamento manteve-se desde a pandemia da Covid-19
Portanto, o 13°, tanto dos aposentados quanto dos demais beneficiários do INSS que têm esse mesmo direito, já teve seu pagamento em duas parcelas: nos meses de maio e junho de 2023. Assim, não haverá novas parcelas este ano.
Quem tem direito ao 13° do INSS?
O 13º salário, também chamado de abono anual, é um direito dos segurados e dependentes do INSS que ganham os seguintes benefícios:
- auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença);
- auxílio por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez);
- auxílio-acidente;
- aposentadoria;
- pensão por morte;
- auxílio-reclusão.
Como consultar?
Se está com dúvidas do recebimento, consulte as informações do seu 13° online, direto no site ou aplicativo do Meu INSS, por meio do acesso e da verificação do seu extrato de pagamento. Veja:
- Acesse o site Meu INSS;;
- Clique em “entrar com gov.br”;
- Em seguida, faça o login com o número do seu CPF;
- Digite a sua senha cadastrada no sistema;
- Aguarde o processo de autenticação;
- Digite “extrato de pagamento” no campo onde aparece uma lupa;
- Verifique as informações apresentadas;
- Baixe o documento em PDF.
Dessa forma verá a data certinha que o benefício teve seu depósito em sua conta.