Veja dicas de especialistas para aproveitar o 13º salário
Milhões de trabalhadores já estão recebendo o 13º salário. Com o dinheiro em mãos, é importante pensar bem no que fazer antes de gastarFinal de ano tem clima de natal, de ano novo e de confraternizações com a família e amigos. Mas não só isso. Os últimos meses do ano, também têm clima de 13º salário, o saldo adicional pago aos trabalhadores brasileiros que atuam na formalidade.
Milhares de empregados já estão recebendo, ou ao menos estão prestes a receber o saldo em suas contas. Com o dinheiro em mãos, uma dúvida fica no ar: o que fazer com o dinheiro? Pensando nisso, separamos abaixo uma série de dicas importantes de especialistas sobre o assunto.
O que fazer com o dinheiro do 13º salário?
- Faça uma lista
O primeiro passo é fazer uma lista com os gastos prioritários para você. Especialistas dizem que é importante elencar as despesas das mais urgentes para as menos urgentes. Assim, vai ficar mais claro quais são as suas prioridades e quais itens precisam ser resolvidos com o dinheiro do 13º salário.
- Pague as dívidas
O que colocar no topo da lista citada acima? Certamente esta escolha é de cada trabalhador. Mas os especialistas aconselham que eles insiram nas prioridades o pagamento de dívidas. Usar o 13º salário para limpar o nome e começar o ano de 2024 com liberdade de crédito pode ser o mais inteligente a se fazer agora.
- Poupe um pouco
Se possível, é importante separar ao menos uma parte do dinheiro do 13º salário para poupar. Não é porque você recebeu o adicional no final de ano, que você precisa gastar tudo até o final de 2023. Se não há nenhuma grande prioridade agora, a dica é aguardar mais um pouco e usar o dinheiro quando realmente precisar.
- Converse com a família
Outra dica importante é conversar com a sua família. A sua lista de prioridades pode mudar. Sabe aquela viagem que você quer fazer no final do ano, mas que não cabe no seu 13º salário? Talvez ela se torne possível se o seu parceiro, ou parceira, decidir dividir os custos.
As datas dos pagamentos
Neste mês de novembro, empregadores de todo o país precisam repassar aos seus trabalhadores a 1º parcela do 13º salário, caso já não tenham o feito este ano. De acordo com informações do Ministério do Trabalho, a data limite para o repasse é o dia 30 de novembro.
Já a segunda parcela do 13º salário poderá ser feita até 20 dezembro, ou seja, até 5 dias antes do natal. Todos os trabalhadores formais têm direito ao adicional de final de ano. O valor precisa ser proporcional a quantidade de meses trabalhados.