Auxílio-gás: confira o calendário antecipado de dezembro
Governo Federal anunciou que vai antecipar pagamentos de dezembro do programa Auxílio-gás nacional. Veja as datas atualizadasEm dezembro, os pagamentos do Auxílio-gás nacional deverão ser iniciados mais cedo do que o normal. Ao menos foi o que confirmou o governo federal recentemente. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a liberação deve começar já a partir do dia 12.
Em condições normais, os pagamentos do Auxílio-gás nacional são feitos sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. A ideia é que o usuário se baseie sempre no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber o saldo.
Em dezembro, no entanto, o plano do governo federal é liberar o Auxílio-gás nacional nos 10 últimos dias úteis antes do natal. A ideia é que todos os usuários do programa social recebam o saldo antes das festas de final de ano.
Deste modo, fica definido que as liberações de dezembro do Auxílio-gás nacional serão iniciadas no próximo dia 12, e devem seguir até o próximo dia 23, ou seja, dois dias antes do natal. A expectativa é de que cerca de 5 milhões de brasileiros recebam o saldo em suas contas.
O calendário
Como dito, o governo federal já divulgou o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de dezembro. Basta se basear no final do NIS para saber quando você vai receber o saldo em sua conta:
- Usuários com NIS final 1: 11 de dezembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 12 de dezembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 13 de dezembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 14 de dezembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 15 de dezembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 18 de de dezembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 7: 19 de dezembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 8: 20 de dezembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 21 de dezembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 22 de dezembro (sexta-feira).
Os pagamentos do Auxílio-gás
Ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, os pagamentos do Auxílio-gás nacional ocorrem de maneira bimestral, ou seja, sempre a cada dois meses. Como a última liberação foi feita apenas em outubro, a próxima deve ocorrer em dezembro.
De acordo com o governo federal, a definição do valor deste programa varia de acordo com o preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos nos últimos seis meses.
Quem faz a definição desta média é a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Como esta agência ainda não divulgou os dados de dezembro, ainda não é possível cravar qual será o valor pago para o Auxílio-gás no próximo mês.
De todo modo, informações de bastidores dão conta de que o valor de dezembro do Auxílio-gás nacional deverá girar em algo em torno dos R$ 100, assim como aconteceu nos meses anteriores.