quinta-feira,
4 de dezembro de 2025

Cadastro Único ficará fora do ar na última semana de dezembro

A indisponibilidade ocorrerá em Manaus devido a uma manutenção de nível nacional para a implantação de melhorias

- Anúncio -

O CadÚnico (Cadastro Único) é o programa no qual o governo inclui as famílias de baixa renda em outros programas federais, tais como: Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Tarifa Social de Energia Elétrica. Por ele, também é possível ter direito ao Bolsa Família.

Em suma, o cadastro no Cadúnico é fundamental para o recebimento de diversos benefícios de natureza social e assistencial, a exemplos do Bolsa Família, vale gás, tarifa social de energia, BPC, dentre muitos outros. 

 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Todavia, todos os atendimentos relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico) estarão suspensos na cidade de Manaus (AM). A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), comunica que o sistema ficará fora do ar durante o período de 26 a 30 de dezembro.

A indisponibilidade ocorre devido a uma manutenção de nível nacional no sistema do cadastro para a implantação de melhorias, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O sistema voltará a operar normalmente a partir do dia 2 de janeiro.

Quem pode se inscrever no Cadúnico?

De antemão, é essencial entender quais são as famílias que estão habilitadas a se inscrever no sistema. Com dito, o Cadúnico possui, basicamente, um papel social na identificação da parcela da população brasileira em vulnerabilidade. 

Sendo assim, os critérios para inscrição, em suma, estão voltados à renda familiar. Confira quais são as regras: 

  • É necessário ter uma renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 660 em 2023) por pessoa; OU
  • Possuir uma renda familiar total de até 3 (três) salários mínimos (R$ 3.960 em 2023). 

Como ocorre a inscrição?

A inscrição conclusiva é feita nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), entretanto, hoje é possível realizar o pré-cadastro através do site ou aplicativo do CadÚnico, o que já adianta o processo cadastral. 

Contudo, muita atenção, ainda será necessário comparecer ao CRAS para finalizar o cadastro. 

Em suma, após o pré-cadastro, o responsável da família tem até 120 dias para comparecer ao posto de atendimento para completar a inscrição. 

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana