Entenda por que Martinho da Vila entrou na Justiça contra INSS
Um dos cantores mais conhecidos do Brasil chamou atenção das redes sociais por entrar na Justiça contra o INSS. EntendaEntrar na Justiça contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um procedimento comum entre pessoas comuns em todas as regiões do país. Mas quando uma pessoa famosa decide realizar este ato, naturalmente há uma curiosidade sobre o tema.
Nesta semana, vários veículos de mídia publicaram a notícia de que o sambista Martinho da Vila entrou com um processo contra a autarquia. Mas o que chama mesmo a atenção nesta história é o motivo da entrada no processo.
Por que Martinho está processando o INSS?
De acordo com informações da imprensa, o cantor está processando o INSS por ter tido a sua aposentadoria suspensa após ausência de prova de vida. O processo pede que o Instituto devolva nada menos do que R$ 80 mil.
O cantor teve o benefício cancelado pelo INSS em 2021, mas decidiu entrar na Justiça contra a autarquia apenas em setembro de 2023.
O Instituto Nacional do Seguro Social confirmou que o benefício de Martinho da Vila já chegou a ser interrompido, mas também frisou que já reativou os valores.
A autarquia disse que os pagamentos do mês de dezembro de 2023 e de janeiro de 2024 já estão na conta de Martinho da Vila. Já o saldo referente ao mês de fevereiro será efetuado ao longo deste mês de março, como acontece normalmente com todos os segurados.
“O senhor Martinho pode acompanhar a situação do crédito em “Extrato de Pagamento” pelo Meu INSS ou ligar para a Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O INSS lamenta o ocorrido e reitera que trabalha constantemente para melhorar a prestação de serviço à população brasileira”, acrescentou o instituto.
Os advogados de Martinho da Vila também se pronunciaram sobre o caso, e disseram que não devem comentar o processo. Seja como for, eles confirmaram que seguem na Justiça contra o INSS.
Consultado o extrato
Para qualquer segurado, a data do pagamento do INSS pode ser consultada de maneira remota através do sistema do site ou aplicativo do Meu INSS. Nos dois casos, é importante que o segurado tenha um login no Gov.BR, para que ele consiga entrar em sua conta.
Através do site ou app do Meu INSS, o segurado conseguirá:
- verificar informações como o extrato de pagamento de benefícios;
- verificar os valores a serem recebidos no próximo calendário;
- conferir as datas de pagamento;
- agendar ou remarcar perícias.
Nesta semana, o INSS estão seguindo com os pagamentos do benefício relativo ao mês de fevereiro.