Imposto de Renda: cidadão já pode enviar declaração
Receita Federal abriu nesta sexta-feira (15) o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda. Veja mais detalhes sobre o processoEstá oficialmente aberto o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda deste ano de 2024. De acordo com informações da Receita Federal, os contribuinte têm até o próximo dia 31 de maio para realizar o envio das suas documentações.
O aplicativo oficial para o envio da declaração está disponível para download desde a última terça-feira (12) em sua versão para computador. Já a versão do app para celulares e tablets está disponível desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (15).
Ao todo, a Receita Federal espera que pouco mais de 43 milhões de brasileiros de todas as regiões do país enviem as suas declarações do Imposto de Renda este ano. O número é relativamente parecido com o que se registrou no ano passado.
Declaração pré-preenchida
Para as pessoas que desejam realizar o envio da declaração através do sistema pré-preenchido, é obrigatório contar com uma conta nível prata ou ouro no sistema gov.br. Trata-se de uma mudança em relação ao que se viu no ano passado, quando as pessoas que tinham nível bronze também podiam solicitar este pedido.
A declaração pré-preenchida é um documento que já é baixado com uma série de informações sobre os rendimentos dos trabalhadores referentes ao ano de 2023. Assim, o contribuinte pode gastar menos tempo para completar os dados.
“Mesmo que o contribuinte opte por utilizar a pré-preenchida, é de fundamental importância que ele faça a conferência das informações com o comprovante de rendimentos e outros documentos por ele guardados”, disse supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca.
“As informações não recuperadas pela pré-preenchida devem ser complementadas pelo declarante”, completou Fonseca.
Quem optar por usar a declaração pré-preenchida vai ter prioridade no processo de pagamento da restituição do Imposto de Renda este ano. A mesma prioridade vai ser concedida aos brasileiros que optaram por receber o saldo via Pix.
Declarar Imposto de Renda mais cedo é boa dica
Mesmo que o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda não seja pequeno, a dica é enviar a documentação o quanto antes. Assim, o cidadão terá muito mais tempo para consertar possíveis erros ainda dentro do prazo estabelecido.
Para além disso, o contribuinte que envia a sua declaração logo nas primeiras datas também tem mais chances de receber uma possível restituição logo nas primeiras datas estabelecidas pela Receita Federal.
Quem não declara o Imposto de Renda dentro do prazo estabelecido pode sofrer uma série de consequências que vão desde o não recebimento de uma restituição, até o cancelamento de documentos importantes como o CPF, por exemplo.