Como usar o Cadúnico para receber Bolsa Família em abril
Governo federal já anunciou que pagamentos do Bolsa Família deverão ser retomados no próximo dia 17 de abril. Veja detalhesO governo federal bateu o martelo e decidiu que os pagamentos do Bolsa Família serão retomados no próximo dia 17 de abril. Até lá, cidadãos de todas as regiões do país se preparam para tentar uma vaga dentro do maior programa de transferência de renda do Brasil.
Se você já faz parte do Bolsa Família, não há com o que se preocupar. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o saldo será liberado de maneira automática, sem necessidade de uma solicitação.
O Cadúnico
Mas para as pessoas que ainda não recebem o Bolsa Família, a grande dica é entrar o Cadúnico. Este é um sistema do governo federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.
É através desta lista, que o governo federal consegue entender quais são os brasileiros que estão precisando de ajuda. Assim, o poder executivo pode selecionar os nomes que serão indicados para programas sociais, como é o caso do Bolsa Família.
Embora o Cadúnico seja um sistema do governo federal, o processo de seleção é de responsabilidade das prefeituras de cada cidade. Assim, o cidadão interessado em entrar no sistema precisa entrar em contato com a sua gestão municipal.
Em todos os casos, o processo de entrada no Cadúnico precisa acontecer de maneira presencial em local indicado pela prefeitura. Na grande maioria dos casos, o processo acontece nos chamados Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), ou nos centros do Cadúnico.
É muito importante lembrar que a simples entrada no Cadastro Único não garante automaticamente uma vaga no Bolsa Família ou em qualquer outro programa. De todo modo, o cidadão que faz parte deste sistema passa a ter muito mais chance de seleção.
Bolsa Família em abril
Como dito, em abril os pagamentos do Bolsa Família serão iniciados no próximo dia 17, e devem seguir sendo realizados pelos 10 últimos dias úteis do mês. Para saber o dia exato da sua liberação, o usuário precisa atentar para o final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 17 de abril;
- Usuários com NIS final 2: 18 de abril;
- Usuários com NIS final 3: 19 de abril;
- Usuários com NIS final 4: 22 de abril;
- Usuários com NIS final 5: 23 de abril;
- Usuários com NIS final 6: 24 de abril;
- Usuários com NIS final 7: 25 de abril;
- Usuários com NIS final 8: 26 de abril;
- Usuários com NIS final 9: 29 de abril;
- Usuários com NIS final 0: 30 de abril.