Bolsa Família: como elevar benefício com os R$ 102 do Auxílio-gás
Governo federal já confirmou que vai retomar os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. O Auxílio-gás nacional também será pagoO governo federal bateu o martelo e definiu que os pagamentos do Auxílio-gás nacional serão oficialmente retomados no próximo dia 17. Mas se engana quem pensa que este será o único benefício a ser liberado em abril. O Auxílio-gás nacional também será retomado.
Ao contrário do Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral, e só é liberado a cada dois meses. Como a última liberação foi realizada apenas em fevereiro, a próxima deve ocorrer agora neste mês de abril.
Posso acumular os dois
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, pasta responsável pelas liberações dos dois benefícios sociais, não há nenhum impedimento para que uma mesma pessoa receba o Auxílio-gás nacional e o Bolsa Família ao mesmo tempo.
Mas para que este movimento ocorra, é necessário que o cidadão cumpra as regras de entrada dos dois benefícios ao mesmo tempo. Esta é a única maneira de receber os dois saldos simultaneamente. Por isso, é muito importante prestar atenção às duas normas ao mesmo tempo.
As regras de entrada
Regras do Bolsa Família
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, para ter direito ao Bolsa Família é preciso:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- Ter uma renda per capita de até R$ 218.
Regras do Auxílio-gás nacional
Já para ter direto ao Auxílio-gás nacional, é preciso seguir as seguintes normas:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As datas do Auxílio-gás e do Bolsa Família
Assim como ocorreu nos meses anteriores, as datas dos pagamentos do Auxílio-gás e do Bolsa Família são basicamente as mesmas. Para saber o dia exato do seu recebimento, é preciso tomar como base o final do seu Número de Identificação Social (NIS).
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos para este mês de abril. Note que ele é válido para os repasses do Auxílio-gás nacional e do Bolsa Família:
- Usuários com NIS final 1: 17 de abril;
- Usuários com NIS final 2: 18 de abril;
- Usuários com NIS final 3: 19 de abril;
- Usuários com NIS final 4: 22 de abril;
- Usuários com NIS final 5: 23 de abril;
- Usuários com NIS final 6: 24 de abril;
- Usuários com NIS final 7: 25 de abril;
- Usuários com NIS final 8: 26 de abril;
- Usuários com NIS final 9: 29 de abril;
- Usuários com NIS final 0: 30 de abril.