Auxílio-gás: confira o calendário detalhado de repasses de abril
Pagamentos do Auxílio-gás nacional serão oficialmente retomados nesta quarta-feira (17). Veja o calendário oficial de liberaçõesO governo federal deve retomar nesta quarta-feira (17) os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. Depois de dois meses de espera, o benefício deverá voltar a realizar liberações para pouco mais de 5 milhões de pessoas de todas as regiões do país.
Ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Na prática, isso significa que as liberações são realizadas sempre a cada dois meses. Como a última liberação ocorreu em fevereiro, a próxima deve ocorrer agora em abril.
Datas dos pagamentos
Mas um ponto não mudou dentro do sistema do Auxílio-gás nacional. O cidadão segue tendo que se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber o benefício em sua conta.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de abril, tomando como base as datas disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
- Usuários com NIS final 1: 17 de abril;
- Usuários com NIS final 2: 18 de abril;
- Usuários com NIS final 3: 19 de abril;
- Usuários com NIS final 4: 22 de abril;
- Usuários com NIS final 5: 23 de abril;
- Usuários com NIS final 6: 24 de abril;
- Usuários com NIS final 7: 25 de abril;
- Usuários com NIS final 8: 26 de abril;
- Usuários com NIS final 9: 29 de abril;
- Usuários com NIS final 0: 30 de abril.
Como movimentar o Auxílio-gás
Ao contrário do que muita gente imagina, não é preciso sair de casa para movimentar o dinheiro do Auxílio-gás nacional. Através do app do Caixa Tem, esta movimentação pode ser realizada sem sair de casa.
O Caixa Tem permite que o usuário do Auxílio-gás nacional use o dinheiro para pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo para gerar um código de saques. Com este código em mãos, o usuário vai conseguir sacar a quantia em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Quem pode receber?
Para este mês de abril, as regras de entrada no Auxílio-gás nacional seguem basicamente as mesmas. Para receber os saldo em sua conta é preciso:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- Residir com ao menos um usuário que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica, e que estão sob medidas protetivas do estado têm prioridade no processo de seleção. O mesmo vale para os usuários do Bolsa Família.