Bolsa Família de maio será antecipado para usuários DESTE estado
Veja o que se sabe sobre o processo de antecipação do Bolsa Família deste mês de maio. Governo federal já divulgou detalhesDentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar oficialmente os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o saldo será retomado no próximo dia 17.
Assim como aconteceu nos meses anteriores, as liberações do Bolsa Família deverão acontecer de maneira escalonada. Para saber o dia exato da sua liberação, é necessário se basear no final do Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, poderá receber o saldo primeiro.
Mas um grupo específico de usuários não vai precisar obedecer esta regra. Ainda de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, quem reside em uma cidade que está em situação de emergência ou de calamidade pública poderá antecipar o benefício social.
Rio Grande do Sul
Neste sentido, cabe destacar a situação que vive o Rio Grande do Sul neste momento. A Defesa Civil local já confirmou a morte de 24 pessoas desde o início da semana. Tudo em decorrência das fortes chuvas que assolam o estado. A previsão do tempo, aliás, aponta para a continuidade dos temporais.
Embora ainda não tenha confirmado oficialmente, o governo federal já sinalizou que vai antecipar os pagamentos do Bolsa Família para as pessoas do Rio Grande do Sul que residem em cidades que estão oficialmente em situação de calamidade pública ou de emergência.
Abaixo, você pode conferir uma lista atualizada de municípios gaúchos que estão nesta situação.
- Agudo;
- Bom Retiro do Sul;
- Campo Bom;
- Colinas;
- Cruz Alta;
- Dezesseis de Novembro;
- Eldorado do Sul;
- Estrela;
- Laejado;
- Mucum;
- Panambi;
- Pantano Grande,;
- Parobe;
- Restinga Seca;
- Santa Maria;
- Santo Angelo;
- Santo Expedito do Sul;
- Tabai;
- Teutonia;
- Venancio Aires;
- Veranopolis.
Esta lista não é definitiva, isto é, ela pode ser alterada e outras cidades poderão entrar no sistema de municípios que se encontram em situação de emergência ou de calamidade pública neste momento. Por isso, é importante prestar atenção às atualizações.
Bolsa Família de maio
Como dito, os pagamentos de maio do Bolsa Família serão iniciados oficialmente no próximo dia 17. Assim como ocorreu nos meses anteriores, as liberações devem acontecer nos 10 últimos dias úteis do mês. Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 17 de maio;
- Usuários com NIS final 2: 20 de maio;
- Usuários com NIS final 3: 21 de maio;
- Usuários com NIS final 4: 22 de maio;
- Usuários com NIS final 5: 23 de maio;
- Usuários com NIS final 6: 24 de maio;
- Usuários com NIS final 7: 27 de maio;
- Usuários com NIS final 8: 28 de maio;
- Usuários com NIS final 9: 29 de maio;
- Usuários com NIS final 0: 31 de maio.