Governo confirma pagamentos extras para mais de 20 mil em maio
Em coletiva, governo federal confirmou a realização de pagamentos extras para mais de 20 mil pessoas no decorrer do mês de maioO governo federal avalia neste exato momento a possibilidade de elevar a quantidade de usuários do Bolsa Família ainda neste mês de maio. O maior programa de transferência de renda do país atende mais de 20 milhões de pessoas atualmente, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
A ideia é inserir cidadãos que foram atingidos pelas fortes chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul. Dados mais recentes da Defesa Civil indicam que mais de 140 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas, e milhares de gaúchos perderam tudo nas enchentes.
Quem será incluído no Bolsa Família?
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a ideia central é incluir cerca de 20 mil famílias gaúchas que ficaram sem renda por causa das fortes chuvas que atingem o extremo sul do país.
Esse número de atendidos, no entanto, pode ser elevado à medida que o governo federal consiga mapear mais pessoas que estão precisando de ajuda neste momento.
Ministro defende ideia
Em entrevista nesta segunda-feira (13), o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, falou sobre o tema.
“Quem são as pessoas que entraram em vulnerabilidade preenchendo o requisito do Bolsa Família? Pessoas que nunca estiveram no Cadastro Único, pessoas que nunca estiveram no Bolsa Família, viviam de um emprego, viviam de um pequeno negócio e agora a chuva levou”, disse Wellington Dias.
“Nós estamos trabalhando e o objetivo dessa busca ativa é já esta semana apresentar a primeira folha de pagamento especial, uma folha extra, com estas pessoas que estão ali vulneráveis. E o presidente quer que a gente não demore, que possa atender colocando num pagamento extra”, explicou o ministro.
“Muita gente perdeu o documento. É verdade. Mas eu já fiz um regramento aqui de que aceitamos a declaração lá da equipe da área social. Então, não é problema perder a identidade, CPF, depois a gente cuida do documento”, afirmou.
Bolsa Família volta nesta semana
Os pagamentos regulares do Bolsa Família serão oficialmente retomados nesta semana. De acordo com as informações oficiais, a ideia é retomar as liberações no dia 17. Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 17 de maio;
- Usuários com NIS final 2: 20 de maio;
- Usuários com NIS final 3: 21 de maio;
- Usuários com NIS final 4: 22 de maio;
- Usuários com NIS final 5: 23 de maio;
- Usuários com NIS final 6: 24 de maio;
- Usuários com NIS final 7: 27 de maio;
- Usuários com NIS final 8: 28 de maio;
- Usuários com NIS final 9: 29 de maio;
- Usuários com NIS final 0: 31 de maio.