Governo divulga lista de bloqueio de beneficiários do Bolsa Família
Os beneficiários precisam verificar regulamente se seus nomes constam em listas como essa para tomar as medidas necessáriasRecentemente foi divulgada uma lista com os nomes dos beneficiários do Bolsa Família que correm o risco de ter seus auxílios bloqueados. A medida gerou preocupação entre os beneficiários que fazem parte desse Programa do Governo.
Vale lembrar que para evitar o bloqueio do auxílio, o beneficiários precisa compreender os critérios que geram essa interrupção.
A falta de atualização dos dados cadastrais por mais de dois anos, é um dos pontos que pode ter a medida de suspensão. A mudanças na composição familiar não informadas, além do fato de crianças não estarem frequentando a escola e os problemas relacionados ao acompanhamento da saúde e imunização também estão nessa lista de corte.
A princípio, o aumento do limite de renda para até meio salário mínimo por pessoa não é mais critério que o pagamento seja cancelado, mas isso garante um corte de 50% no valor do benefício inicial.
A situação do benefício pode ser feita presencialmente, em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e também pelos aplicativos Meu CadÚnico e o Bolsa Família. Além da Central de atendimento do Programa.
Os beneficiários precisam verificar regulamente se seus nomes constam em listas como essa para tomar as medidas necessárias e assim evitar os possíveis cortes do auxílio.
Confira sobre o bloqueio do Bolsa Família
Em caso de bloqueio do auxílio, os beneficiários têm até 30 dias para recorrer e comprovar que estão dentro dos critérios para receber o benefício.
Para isso, ele precisa ir ao CRAS ou à Prefeitura de sua cidade portando a documentação necessária para comprovação. Dentre eles, precisa levar um comprovante de residência e documentos de identificação dos membros da família.
A divulgação da lista recente serviu de alerta para que as pessoas entendam a necessidade de atualização cadastral, além do cumprimento dos requisitos exigidos pelo Programa.
Vale lembrar que muitas famílias dependem desses benefícios e um possível corte pode gerar consequências no orçamento do mês.
Confira como ver a razão do bloqueio do Bolsa Família
Através da consulta no aplicativo ou site do Bolsa Família: Site específico para consulta sobre o Bolsa Família. Acessado com seu número do NIS (Número de Identificação Social) e a senha
Central de atendimento: Entrar em contato com a Central de Atendimento do Bolsa Família pelo número 111 ou pelo 0800 726 02 07. Informar seu NIS e solicitar informações
Consulta presencial: Através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou da Prefeitura da sua cidade.