Governo confirma BLOQUEIO do Bolsa Família em junho; veja como escapar

Governo federal já confirmou que vai bloquear o Bolsa Família para alguns usuários do programa. Mas existem dicas para escapar do sistema
- Anúncio -

No próximo dia 17, o governo federal deverá retomar oficialmente os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. De acordo com as projeções do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, algo em torno de 20 milhões de pessoas poderão receber o saldo em suas contas.

Mas as notícias boas param por aí. Também de acordo com o governo federal, o mês de junho deve ser marcado também pelos cortes do Bolsa Família de algumas pessoas. Neste artigo, vamos falar sobre este sistema de pente-fino, e como se livrar dele.

Cortes de junho no Bolsa Família

Em junho, a ideia é bloquear os pagamentos do Bolsa Família para os usuários que estiveram com o CPF irregular, e também com informações desatualizadas ou desencontradas no Cadúnico. O cidadão precisa atentar para estas questões para não correr o risco de perder o benefício.

“O CPF irregular na base de dados da Receita Federal acarretará no cancelamento do benefício. Primeiro o bloqueio e se caso essa situação não for sanada, depois de seis meses de bloqueio o benefício pode ser cancelado”, comentou a Nágila Praigida, coordenadora estadual do Bolsa Família em Tocantins.

Cidadãos inadimplentes

Recentemente, o governo federal lançou uma nota sobre este assunto, e garantiu que não é verdade que vai bloquear cidadãos inadimplentes. Não existem casos de pessoas que ficam com o CPF irregular por causa de uma dívida.

“Não é verdade que ter o nome “sujo” na praça, por conta de pendências financeiras, vai cancelar ou deixar irregular o Cadastro da Pessoa Física (CPF) de quem recebe o Bolsa Família”, disse o Ministério do Desenvolvimento Social.

“É falsa a notícia de que a existência de dívidas financeiras afeta o cadastro dos beneficiários dos programas sociais do governo federal”, completa a pasta.

“As famílias devem ficar atentas às informações constantes em mensagens no extrato de pagamento do Programa Bolsa Família, no aplicativo do Bolsa Família e no aplicativo Caixa Tem, pois o governo federal tem alertado sobre as inconsistências encontradas no CPF do titular do programa ou de alguém da família”, segue o ministério

Bolsa Família de junho

Como dito, o Bolsa Família de junho será retomado no próximo dia 17. Para saber o dia exato da sua liberação, é necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (17);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (20);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (24);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (28).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis