Bolsa Família: como saber se fui excluído do programa em julho
Cidadão já pode confirmar se pode seguir recebendo o saldo do Bolsa Família neste mês de julho. Veja como realizar procedimentoDentro de pouco mais de uma semana, o governo federal deverá retomar os pagamentos do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país deve atender pouco mais de 20 milhões de pessoas, segundo estimativas do Ministério do Desenvolvimento Social, família e combate à fome.
De uma maneira geral, é possível afirmar que todos os usuários que receberam o Bolsa Família em junho, estão confirmados nos repasses de julho. Portanto, não há necessidade de buscar uma renovação da inscrição, já que essa renovação acontece de forma automática.
Contudo, também é fato que para que essa renovação ocorra, o cidadão precisa seguir dentro das regras de permanência no Bolsa Família. Caso contrário, o usuário pode deixar de receber o programa social, seja por causa de um cancelamento, de um bloqueio ou de uma suspensão.
A boa notícia é que o cidadão não vai precisar esperar até o início dos pagamentos do Bolsa Família de julho para saber se foi selecionado para os repasses ou não. A consulta já pode ser realizada a partir dessa semana.
Como realizar a consulta
Para saber se você foi excluído ou não do Bolsa Família, não é necessário sair de casa. A verificação pode ser realizada de maneira remota através do app do próprio programa social. Esse aplicativo é gratuito, e já está disponível para download para celulares Android e IOS.
Com o aplicativo em mãos, basta acessar a sua conta e verificar se o dinheiro já está programado para o seu CPF. Se sim, basta esperar para que os pagamentos sejam depositados em sua conta no dia destinado para o seu grupo.
Se, por outro lado, houver algum problema com seus pagamentos de julho, basta prestar atenção a mensagem que aparece no próprio aplicativo. Na maioria das vezes, o cidadão vai precisar realizar algum tipo de procedimento para voltar a receber o bolsa família.
Bolsa Família de julho
Em julho, os pagamentos do Bolsa Família serão retomados no próximo dia 18. Mas nem todos os usuários poderão receber o saldo nessa data. Para saber o dia exato do seu pagamento, é preciso se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS).
Quem tem NIS final 1, por exemplo, vai poder receber o saldo primeiro. Por outro lado, quem tem NIS final zero vai ter que esperar um pouco mais. Veja no calendário abaixo:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na quinta-feira (18);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na sexta-feira (19);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na segunda-feira (22);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na terça-feira (23);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na quarta-feira (24);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na quinta-feira (25);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na sexta-feira (26);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na segunda-feira (29);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na terça-feira (30);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na quarta-feira (31).