Governo lança MUP RS

Plano Rio Grande inclui a iniciativa em três eixos para lidar com os efeitos das enchentes: ações de emergência, reconstrução e RS do futuro

Na última segunda-feira (15/7), o governo do Estado lançou a versão pública do Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP RS), um sistema integrado que mapeia as áreas que foram afetadas pelas condições meteorológicas de abril e maio.

O portal fornece informações sobre todas as cidades afetadas. Isso inclui endereços, ruas, casas, empresas, instalações públicas (como hospitais e escolas) danificadas e número de vítimas.

O Plano Rio Grande inclui a iniciativa em três eixos para lidar com os efeitos das enchentes: ações de emergência, reconstrução e Rio Grande do Sul no futuro.

Desde o final de maio, a administração estadual já está usando a ferramenta internamente. A versão aberta da informação agora pode ser acessada por qualquer pessoa interessada.

Agentes de outros órgãos públicos e municípios, especialmente, poderão usar os dados para simplificar processos e direcionar políticas públicas de forma mais rápida e eficaz.

Destaques sobre *** por e-mail

O MUP RS é uma idealização da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com apoio dos Departamentos de Economia e Estatística (DEE) e Planejamento Governamental (Deplan).

A ferramenta foi desenvolvida a partir do processamento de imagens de satélite, bem como análises de topografia e hidrografia. Ele leva em consideração as áreas onde alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos ocorreram.

As manchas no mapa foram cruzadas com dados de várias bases, incluindo o Censo; Cadastro Único; dados da Receita Estadual; e cadastros estaduais como os de Assistência Social, Saúde, Educação e Segurança. A Defesa Civil dos municípios também ajudou na delimitação da área atingida, enviando autodeclarações ao Estado.

O MUP RS já possui dados de um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, assinado em junho pelo governo do Estado.

Nesta segunda-feira, o governo do Estado também lançou o Re-Empreeender RS, um programa que oferece apoio financeiro a microempreendedores e pequenas empresas afetadas pelas enchentes. O programa é composto por três iniciativas: MEI RS Calamidades, Em Frente RS e Pronampe Gaúcho.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis