Auxílio-gás de agosto já tem data pra ser pago; Confira
Auxílio-gás nacional é um dos maiores programas de transferência de renda do país. Governo federal já estabeleceu as novas datas do retornoPor uma questão de lei, o governo federal não retomou os pagamentos do Auxílio-gás nacional nesse mês de julho. Isso aconteceu porque o benefício tem caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses.
De todo modo, por essa mesma lógica, é possível afirmar que o benefício será retomado a partir do próximo mês de agosto. O fato, aliás, é que o governo federal já divulgou o calendário oficial de pagamentos do Auxílio-gás nacional para o próximo mês.
O que é o Auxílio-gás nacional
O Auxílio-gás nacional é um dos mais importantes benefícios de assistência social do Brasil. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, o programa atende atualmente pouco mais de 5 milhões de brasileiros.
O objetivo do Auxílio-gás nacional é atender pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e que precisam de ajuda no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos. Esse é um item que vem se mantendo em um patamar de preço alto nos últimos meses.
A lei que cria o Auxílio-gás nacional exige que o governo repasse a estes cidadãos o equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. Normalmente, esse saldo fica na casa dos R$ 102 a cada dois meses.
Para o mês de agosto, no entanto, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) ainda não definiu qual é o preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos nos últimos seis meses. Por isso, o valor ainda não foi divulgado.
As novas datas
Assim como acontece com o Bolsa Família, os pagamentos do Auxílio-gás nacional acontecem de forma escalonada. Por isso, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o benefício em sua conta.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para o próximo mês de agosto, tomando como base as informações do Ministério do Desenvolvimento Social.
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).