Bolsa Família: veja quem pode ter o benefício cancelado em agosto
Governo federal se prepara para retomar os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Mas alguns usuários poderão ser excluídos do sistemaNa próxima segunda-feira (19), o governo federal deverá retomar os pagamentos do Bolsa Família. A expectativa é de que o maior programa de transferência de renda do país atenda pouco mais de 21 milhões de pessoas de todas as regiões.
Entretanto, alguns usuários do programa estão tendo uma surpresa negativa nos últimos dias. Ao consultar as informações sobre os pagamentos de agosto através do app oficial do Bolsa Família, algumas pessoas estão percebendo que tiveram o benefício cancelado, suspenso ou mesmo bloqueado.
Essa certamente é a informação que ninguém gostaria de receber às vésperas da retomada dos pagamentos de um programa social. Esse movimento não se trata necessariamente de uma novidade. Exclusões, suspensões e bloqueios do Bolsa Família são mais comuns do que se possa imaginar.
O que pode bloquear o seu Bolsa Família
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família Combate à Fome, existem vários razões que podem ocasionar um bloqueio, suspensão ou cancelamento do Bolsa Família.
Mas o principal deles certamente é a falta de atualização do sistema do Cadúnico. Esse é o cadastro do governo federal que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. É através dele que o governo consegue entender quem são as pessoas que realmente precisam de ajuda.
O Cadúnico precisa ser atualizado sempre uma vez a cada dois anos, no mínimo. Ele também precisa ser atualizado todas as vezes que a família passar por uma mudança estrutural. Uma morte, um nascimento, uma mudança de endereço, ou mesmo uma alteração na escola dos filhos são informações que precisam ser informadas sempre que ocorrerem.
Quando o usuário não atualiza o seu Cadúnico de maneira correta, ele passa a correr risco de ser excluído do Bolsa Família. Na grande maioria dos casos, essa atualização precisa ser feita de maneira presencial em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.
Pagamentos de agosto
Como dito, em agosto os pagamentos do Bolsa Família serão retomados no próximo dia 19. Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Abaixo, você pode conferir o calendário oficial de pagamentos para esse mês de agosto:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).