Auxílio-gás: confira a data do seu pagamento de agosto

Governo federal já divulgou o calendário completo de pagamentos do agosto do Auxílio-gás nacional. Confira a sua data
- Anúncio -

Na próxima segunda-feira (19), o governo federal deverá retomar os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Esse é um dos programas de transferência de renda mais populares do país. Dados oficiais indicam que pouco mais de 5 milhões de brasileiros estão aptos aos pagamentos do benefício.

Mas ao contrário do que muita gente imagina, nem todo mundo poderá receber o Auxílio-gás nacional na segunda-feira (19). Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). 

Quem tem NIS final 1, por exemplo, pode receber primeiro. Por outro lado, quem tem NIS final 0 vai ter que esperar mais um pouco. No calendário abaixo, essas indicações se tornarão mais claras:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).

Como antecipar o Auxílio-gás

O governo federal também já confirmou que alguns usuários poderão antecipar o Auxílio-gás nacional nesse mês de agosto. É o caso, por exemplo, das pessoas que residem no Rio Grande do Sul. O estado acabou de passar por um dos maiores desastres de toda sua história.

Fortes chuvas deixaram um rastro de quase 200 mortos, e milhares de desalojados e desabrigados. Diante disso, o governo federal baixou um decreto antecipando os pagamentos do Auxílio-gás nacional para todos os usuários que residem no Rio Grande do Sul.

Nesse caso, a liberação deve acontecer no primeiro dia de pagamentos, independente do final do Nis de cada usuário.

A antecipação também é válida para as pessoas que residem em outras cidades do país, que também estejam em situação de emergência, ou de calamidade pública reconhecida pelo governo federal. Nesse caso, o saldo também será liberado no próximo dia 19 oficialmente.

O valor dos pagamentos

Embora o Ministério do Desenvolvimento Social ainda não tenha definido o valor do Auxílio-gás nacional para esse mês de agosto, o que se sabe é que o patamar será equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás nos últimos seis meses.

De acordo com as projeções da Agência Nacional de Petróleo (ANP) esse valor deverá ser de algo em torno dos R$ 100, assim como aconteceu nos últimos meses. Em junho, quando o Auxílio-gás nacional realizou seu pagamento mais recente, cada família recebeu um patamar de R$ 102. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis