Auxílio-gás: quem são as 5 milhões de pessoas que podem receber saldo em agosto
Oficialmente, pagamentos do Auxílio-gás nacional foram retomados pelo governo federal nesta semana. Veja detalhesO governo federal segue nessa terça-feira (20) com mais uma rodada de pagamentos do Auxílio-gás nacional. Esse é o programa de transferência de renda que faz pagamentos em dinheiro para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, que precisam de ajuda no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos.
O Auxílio-gás nacional é um dos maiores programas de transferência de renda do país. E os próprios números comprovam essa afirmação. De acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelas liberações do benefício, mais de 5 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do saldo.
Quem são as 5 milhões de pessoas
Mas afinal de contas, quem são as cinco milhões de pessoas que estão aptas ao recebimento do Auxílio-gás nacional neste mês de agosto?
De acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, para ter direito Auxílio-gás nacional neste mês de agosto, é preciso seguir as seguintes regras:
- ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal;
- ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- residir com menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica, e que estejam atualmente sobre medidas protetivas da Justiça, têm prioridade no processo de seleção do benefício. Mas para isso, elas precisam cumprir todas as três regras citadas acima.
Para além disso, também vale lembrar que os usuários que fazem parte do Bolsa Família do governo federal também têm prioridade no processo de seleção para o Auxílio-gás nacional. Mais uma vez, eles também precisam cumprir as três regras citadas acima.
Como saber se tenho direito ao Auxílio-gás
Se você cumprir todas as regras indicadas acima, necessariamente você está apto ao recebimento do Auxílio-gás nacional. Mas isso não é uma garantia de que você vai receber o saldo de fato. É preciso esperar até que o Ministério do Desenvolvimento Social selecione o seu nome oficialmente.
E como saber se você foi selecionado? Para tanto, não é preciso sair de casa. Através do app oficial do Bolsa Família, você vai precisar entrar na sua conta e verificar as informações sobre os seus benefícios.
Através deste aplicativo, o cidadão vai conseguir saber quais são os benefícios ativos em seu nome. Em alguns casos, ele vai poder receber não apenas o Auxílio-gás nacional, mas também o Bolsa Família de maneira simultânea.