Nova versão do App MEI inclui funcionalidades, confira
Como resultado, é possível verificar se os débitos do Microempreendedor Individual Simplificado Declaração Anual e os débitos do SIMEIA nova versão do APP MEI da Receita Federal inclui uma funcionalidade que permite que os microempreendedores individuais consultem pendências. A funcionalidade “Consulta Pendências”, que está disponível na versão 4.2.0 do APP MEI, permite visualizar os dados pendentes.
Como resultado, é possível verificar se os débitos do Microempreendedor Individual Simplificado Declaração Anual (DASN-SIMEI) e os débitos do SIMEI em cobrança na RFB foram omitidos, incluindo débitos controlados por processo e parcelas em atraso de parcelamento.
Além disso, a nova versão permite a emissão de um DAS único para quitação de débitos de mais de um mês. O MEI deve fazer login com sua conta gov.br para usar a funcionalidade “Consulta Pendências”.
Os microempreendedores individuais (MEIs) atingiram 14,6 milhões de trabalhadores em 2022, um aumento de 11,4% em relação aos 13,1 milhões do ano anterior, segundo informações divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Mais da metade (51,5%) dos MEIs atua nos serviços entre as áreas de atuação. Existem 7,5 milhões de microempresários individuais no setor. Com 4,1 milhões de pessoas, ou 28,2% do total, o segundo setor mais influente é o comércio.
A indústria ocupa o terceiro lugar, com 1,53 milhão, ou 10,6% do total. A construção está em segundo lugar, com 1,36 milhão, ou 9,4% do total.
Confira quais são os principais serviços oferecidos pelo App MEI
- Verifique quaisquer pendências possui
- Emissão de DAS para pagar a contribuição mensal
- Transmissão da DASN SIMEI
- Solicitação de que pagamentos sejam restituídos por pagamento duplicado
- Consulta de informações do CNPJ e do SIMEI
Vale lembrar que o APP MEI pode ser baixado através do APP Store e do Google Play, ou ainda pelo seguinte endereço: https://www.gov.br/pt-br/apps/me.
Confira mais sobre o aplicativo MEI
O aplicativo do microempreendedor individual permite emitir o DAS para pagamento e consultar informações sobre CNPJ e situação mensal de débitos tributários. Ele também fornece informações gerais sobre MEI e SIMEI.