Quando Auxílio-gás começa a ser pago para todos os usuários do Bolsa Família?
Os mais de 20 milhões de usuários do Bolsa Família querem saber quando poderão começar a receber também o Auxílio-gás nacionalUm dos maiores programas de transferência de renda do país, o Auxílio-gás nacional atende mais de 5 milhões de pessoas atualmente, de acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Esse programa realiza pagamentos em dinheiro para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e que precisam de ajuda no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos. Esse item vem se mantendo em um patamar de preço alto, consumindo assim boa parte da renda dessas pessoas.
Recentemente, o governo federal anunciou que o Auxílio-gás nacional vai passar por uma alteração em breve. A ideia é elevar o número de atendidos dos atuais 5 milhões para 20,8 milhões de maneira escalonada.
Em regra geral, pode-se dizer que o plano do governo federal é fazer com que o Auxílio-gás nacional seja pago a todas as pessoas que fazem parte do Bolsa Família, o maior programa de transferência de renda do país.
Mas quando mudanças no Auxílio-gás começam
O fato é que os mais de 20 milhões de usuários do Bolsa Família estão curiosos para saber quando poderão receber também os valores do Auxílio-gás nacional. Em tese, a resposta para essa pergunta poderia ser janeiro de 2025.
Contudo, essa proposição pode ter sido alterada quando o governo federal enviou ao Congresso Nacional o seu plano de orçamento para o ano de 2025. Nele, ficou indicado que os gastos com o Auxílio-gás nacional seriam pagos por fora do arcabouço fiscal, o que acabou gerando críticas por parte dos parlamentares de oposição.
Diante disso, membros do Ministério da Fazenda do governo federal anunciaram por meio de entrevistas que realizarão mais uma rodada de conversas com o Palácio do Planalto para decidir qual será o novo formato do Auxílio-gás nacional.
Por isso, ainda não é possível cravar quando os pagamentos do Auxílio-gás nacional serão feitos para todos os mais de 20 milhões de usuários do Bolsa Família. Será preciso esperar até que o Ministério do Desenvolvimento Social divulgue novas informações.
Pagamentos de setembro
Para este mês de setembro, o governo federal deverá seguir apenas com os pagamentos do Bolsa Família. Os repasses serão retomados a partir do próximo dia 17.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamento do Bolsa Família para esse mês de setembro:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na terça-feira (17);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na quarta-feira (18);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quinta-feira (19);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na sexta-feira (20);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na segunda-feira (23);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na terça-feira (24);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na quarta-feira (25);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quinta-feira (26);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na sexta-feira (27);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na segunda-feira (30).