Bloqueio do FGTS, conheça as possibilidades

Isso significa que, teoricamente, o valor não pode ser sacado, mesmo se a pessoa for demitida sem justa causa
- Anúncio -

Algumas situações podem causar o bloqueio do FGTS, o que impede o saque do saldo disponível. Isso pode ser um grande problema para quem precisa acessar o recurso.

O FGTS é como uma poupança para o trabalhador. Normalmente é utilizado quando alguém é demitido sem motivo justificável.

No entanto, alguns cidadãos podem receber a notificação de que o FGTS está bloqueado. Isso significa que, teoricamente, o valor não pode ser sacado, mesmo se a pessoa for demitida sem justa causa. Por outro lado, alguns bloqueios podem ser revertidos.

O FGTS foi bloqueado por qual motivo?

A razão principal foi aderir ao saque-aniversário do FGTS, pois o saldo fica bloqueado por dois anos. Portanto, se o cidadão for demitido durante esse período, ele não poderá acessar o recurso.

O valor fica retido até que o empréstimo seja totalmente pago. Se o trabalhador for demitido por justa causa, ele não recebe o FGTS.

Isso acontece geralmente quando o profissional comete uma falta grave e a empresa decide demiti-lo.

Finalmente, o recurso também pode ser bloqueado por ordem judicial. Isso ocorre quando um dos pais não paga a pensão alimentícia do filho. Também em outras situações de problemas legais.

Confira como pode desbloquear o FGTS

Bloqueado por empréstimo: Nesta situação, é preciso pagar toda a dívida. Nesse caso, é recomendável ir ao banco onde o empréstimo foi feito para renegociar.

Bloqueado por determinação judicial

É outra situação em que a única opção é pagar o valor devido. É importante mencionar que, em casos de pensão alimentícia, a justiça pode bloquear os bens e até mesmo determinar a prisão do genitor inadimplente.

Bloqueado por saque-aniversário

Quem adere a opção desse tipo de saque precisa esperar por dois anos antes que o desbloqueio seja concluído. Isso faz parte dos termos para realizar essa modalidade de saque.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis