Restituição: consulta e saque do 5º lote estão disponíveis
Contribuintes de todo já podem consultar e sacar os valores correspondentes ao 5º lote da restituição do Imposto de RendaNem todo mundo sabe, mas a Receita Federal já liberou a consulta e o saque do 5º lote da restituição. Este é um saldo liberado para contribuintes que declararam o imposto de renda em 2024, ou em anos anteriores.
O processo de consulta ao 5º lote da restituição do Imposto de Renda, por exemplo, foi aberto ainda no último dia 23 de setembro. Já naquele momento, os contribuintes puderam entrar no site oficial da Receita Federal para saber se foram selecionados para o 5º lote.
Já os pagamentos de fato foram liberados na última segunda-feira (30). Dados oficiais do Fisco indicam que pouco mais de 500 mil brasileiros receberam o saldo em suas contas. Os grupos atendidos foram:
- 11.188 idosos acima de 80 anos
- 75.686 contribuintes entre 60 e 79 anos
- 6.731 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
- 23.180 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- 201.381 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX;
- 106.289 contribuintes que recebem a restituição neste lote não são prioritários.
Como consultar e sacar a restituição
Para saber se você está no grupo de contribuintes selecionados para o 5º lote, basta acessar o site oficial da consulta, e inserir alguns dados básicos como CPF, nome completo e a data de nascimento, por exemplo.
Nesta página, a Receita Federal vai indicar se você foi selecionado para os pagamentos do 5ºlote da restituição do Imposto de Renda. Se sim, significa que o dinheiro já está depositado na sua conta desde o último dia 30 de setembro.
Os pagamentos são feitos de maneira automática, ou seja, você não precisa se preocupar com qualquer tipo de solicitação. O dinheiro foi depositado na mesma conta informada pelo contribuinte no momento da declaração do Imposto de Renda.
Caso você tenha optado por receber a restituição através do Pix, o saldo também é liberado de maneira automática na mesma chave que foi informada no momento da declaração.
Caso a sua conta ou chave pix não existam mais por algum motivo, a Receita Federal envia o dinheiro da restituição para o Banco do Brasil. Neste caso, você vai precisar entrar em contato com uma agência BB mais próxima da sua residência para reaver a quantia.
Malha fina
Se você não recebeu a restituição do imposto de renda em nenhum dos cinco lotes regulares, é possível que você tenha caído na chamada malha fina. Neste caso, a dica é acessar a sua conta através do portal E-cac para entender exatamente o que aconteceu.
Na grande maioria dos casos, o problema pode ser resolvido de maneira simples enviando uma declaração retificadora. Caso a sua situação seja regularizada, você volta para a fila da restituição, e pode receber o saldo nos lotes residuais.