Auxílio-gás: quando aumento prometido vai começar a ser pago

Milhões de pessoas que fazem parte do Auxílio-gás nacional querem saber quando o governo federal vai aumentar o tamanho do programa social
- Anúncio -

No próximo dia 18, milhões de brasileiros começarão a receber os pagamentos relativos ao programa Auxílio-gás nacional. Esse é o benefício que realiza liberações em dinheiro para cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e que precisam de uma ajuda no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos.

O fato, no entanto, é que boa parte dos mais de 5 milhões de usuários que integram o Auxílio-gás nacional já estão com a cabeça voltada para o aumento do programa. Recentemente, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira assinou um projeto de lei que prevê um aumento do tamanho do benefício.

O aumento do Auxílio-gás 

No texto assinado por Alexandre Silveira, ficou definido que o Auxílio-gás nacional passaria por um aumento no número de atendidos. Como dito, atualmente o programa em questão atende pouco mais de 5 milhões de brasileiros de todas as regiões do país.

No texto assinado por Silveira, a ideia é elevar esse número para cerca de 20,8 milhões de maneira escalonada até o final do ano de 2026.  Essa previsão de aumento, no entanto, não deve acontecer por agora.

Assim, o aumento prometido por Silveira não deverá ser sentido nos pagamentos do Auxílio-gás nacional para esse mês de outubro. A partir do próximo dia 18, o cidadãos deverão receber os mesmos valores. O número de atendidos também não deve ser alterado de maneira significativa.

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de outubro:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na sexta-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na segunda-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na terça-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quarta-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na quinta-feira (24);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na sexta-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na segunda-feira (28);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na terça-feira (29);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quarta-feira (30);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na quinta-feira (31).

Quando o aumento começa

Tomando como base as informações de bastidores, o mais provável é que o aumento no tamanho do Auxílio-gás nacional só comece a ser percebido a partir do próximo ano. As primeiras mudanças só deverão ser sentidas pelos brasileiros a partir de janeiro.

Além disso, é importante lembrar que as mudanças apontadas por Silveira ainda podem passar por alterações antes do crivo do congresso nacional. Recentemente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) chegou a dizer que vai precisar realizar algumas mudanças no texto.

É muito provável, por exemplo, que tais alterações tenham o objetivo de aplicar um aumento menor do que o esperado inicialmente, visto que o objetivo geral do Ministro da Fazenda é fazer com que os gastos do Auxílio-gás nacional caibam dentro das regras fiscais em vigência.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis