13º salário do Bolsa Família: veja o que se sabe até aqui

Pagamentos do 13º salário do Bolsa Família geram expectativa entre os usuários do maior programa social do país

Dentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar oficialmente os pagamentos do Bolsa Família. Mas o fato é que os mais de 20 milhões de usuários do programa social já estão de olho em um tema específico: quando o governo federal vai pagar o 13º salário do programa?

O 13º salário é oficialmente uma espécie de saldo extra liberado normalmente no final de cada ano aos trabalhadores formais. Esse valor ajuda a dar uma folga no orçamento justamente no momento de festas de final de ano, como Natal e Ano Novo, por exemplo.

O 13º salário para os usuários do Bolsa Família já foi liberado no ano de 2019, ainda pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Contudo, desde então o próprio Bolsonaro deixou de pagar o benefício, e o atual presidente Lula também não manteve os pagamentos nesse seu terceiro mandato.

O 13º salário do Bolsa Família em 2024

Para este ano de 2024, o que se sabe é que existem vários projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que indicam a criação de um 13º salário para os usuários do Bolsa Família.

Destaques sobre *** por e-mail

Em caso de aprovação dos parlamentares, e sansão do presidente Lula, os mais de 20 milhões de usuários do benefício social poderiam receber o saldo extra no último mês do ano. Contudo, o fato é que esses projetos ainda não foram aprovados.

A tendência natural, aliás, é que eles não sejam aprovados até o final desse ano. Por isso, a expectativa nesse momento é que os mais de 20 milhões de usuários do Bolsa Família não recebam o 13º salário neste ano de 2024.

Opinião do Ministro

Em entrevista recente, o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) falou sobre o assunto. Entre outros pontos, ele argumentou que não faria sentido pagar um 13º salário para os usuários do Bolsa Família. 

“Como o nome diz, é uma bolsa: Bolsa Família. Ela não é um contrato de salário, de remuneração, nem na lógica do setor público nem na lógica do empregado do setor privado”.

Bolsa Família volta no dia 18

Em outubro, os pagamentos oficiais do Bolsa Família serão retomados a partir da próxima sexta-feira (18). Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na sexta-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na segunda-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na terça-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quarta-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na quinta-feira (24);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na sexta-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na segunda-feira (28);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na terça-feira (29);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quarta-feira (30);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na quinta-feira (31).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis