Caixa Econômica comete erro surpreendente e enche 2.500 contas do FGTS com dinheiro
Um erro da própria Caixa Econômica Federal fez com que milhares de trabalhadores recebessem saldo extra do FGTS por engano nesta semanaUma história inusitada acabou ganhando as redes sociais no decorrer dessa semana. Ainda na manhã da última segunda-feira (6), cerca de 2,5 mil trabalhadores receberam por engano um saldo extra na conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Mas o mais inusitado em toda essa história foi o motivo desse depósito. De acordo com as informações oficiais, um erro no sistema de arrecadação de guias da Caixa Econômica Federal, acabou gerando toda esta situação.
Essa falha acabou resultando em depósitos muito acima do programado para milhares de pessoas. A situação acabou gerando uma série de ações corretivas por parte da instituição financeira.
O erro no FGTS
O erro foi momentâneo mas provocou o depósito indevido de valores nas contas do FGTS de diversos trabalhadores.
Como a falha não foi contabilizada pela Caixa no momento do depósito, muitos trabalhadores viram o saldo das suas contas aumentarem consideravelmente.
Ao perceber o erro, a Caixa emitiu um comunicado alertando os dirigentes bancários sobre a situação e destacando que eles estavam trabalhando para identificar os casos em que houve o pagamento errado.
A correção do erro
De acordo com as informações do banco, o erro foi solucionado ainda na manhã do mesmo dia 6 de janeiro. Contudo, o fato é que o montante depositado ainda não foi regularizado completamente.
Entre outros pontos, a Caixa confirmou que alguns trabalhadores chegaram a sacar o dinheiro que foi depositado por engano. Para esses casos, a Caixa e as demais instituições financeiras estão orientando os beneficiários a devolverem os valores recebidos indevidamente.
Na mensagem enviada pela Caixa aos gerente bancários, o banco informa que os pagamentos realizados via crédito na conta da Caixa foram bloqueados até que a situação fosse regularizada.
Os cidadãos que receberam o montante por engano em contas de outros bancos também devem seguir as orientações dessas instituições envolvidas para devolver o dinheiro.
Prejuízo no FGTS
Embora o erro tenha acontecido, o fato é que a Caixa Econômica Federal garante que nenhum trabalhador terá prejuízo por causa desses acontecimentos.
A instituição disse ainda que está trabalhando para que tanto os cidadãos que receberam dinheiro por engano, como aqueles que deveriam ter recebido o dinheiro do FGTS, não sejam prejudicados pelo erro da própria Caixa.
O FGTS
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um saldo que pertence aos trabalhadores formais, e pago pelos empregadores em uma conta vinculada da Caixa Econômica Federal.
Em regra geral, os trabalhadores podem sacar a quantia apenas em momentos emergenciais, como em uma demissão sem justa causa, ou mesmo em momentos de calamidade, por exemplo.