sexta-feira,
31 de outubro de 2025

Auxílio-gás: qual será o valor dos pagamentos do benefício

Veja o que se sabe sobre o patamar de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este ano de 2025. Mais de 5 milhões devem ser beneficiados

- Anúncio -

Um dos programas sociais mais esperados desse ano de 2025 sem sombra de dúvidas é o Auxílio-gás nacional. Esse é o benefício que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, e que precisam de ajuda no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos.

O Auxílio-gás nacional atende pessoas que possuem renda per capita de até meio salário mínimo e que tenham conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal. 

Além disso, também é preciso que o cidadão resida com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Diante de todas essas informações, é possível afirmar que o público do Auxílio-gás nacional é formado por pessoas que precisam do dinheiro, e que estão ansiosas pelos pagamentos do benefício nesse ano de 2025.

Quando os pagamentos voltam

Mas ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional não é um programa de caráter mensal. A ideia é liberar os repasses sempre a cada dois meses. Como a última liberação aconteceu em dezembro, a próxima só deve ocorrer em fevereiro.

De resto, nada muda. Assim como nos anos anteriores, o cidadão vai precisar se basear sempre no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo.

De uma maneira geral, é possível afirmar que o calendário de pagamento do Auxílio-gás nacional é basicamente o mesmo que é registrado no Bolsa Família. Não há nenhuma diferença nesse sentido.

Qual é o valor do Auxílio-gás nacional

Para esse ano de 2025, ficou definido que o valor dos pagamentos do Auxílio-gás nacional devem corresponder sempre a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. Quem define esse patamar é sempre a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Ainda não se sabe qual será o valor do Auxílio-gás nacional para o próximo mês de fevereiro. Contudo, é possível afirmar que o patamar deverá girar em torno dos R$ 105 como aconteceu nos meses anteriores.

É importante notar que esse valor é unitário, ou seja, ele não varia independente da situação de cada família. Famílias mais numerosas e menos numerosas recebem basicamente o mesmo valor em suas contas.

Além do Auxílio-gás

Nesse mês de janeiro, o governo federal não vai pagar o Auxílio-gás nacional, mas vai seguir com os pagamentos do Bolsa Família. Os repasses, aliás, serão retomados já a partir do próximo dia 20. Veja no calendário abaixo: 

  • usuários com o NIS final 1: recebem na segunda-feira (20);
  • usuários com o NIS final 2: recebem na terça-feira (21);
  • usuários com o NIS final 3: recebem na quarta-feira (22);
  • usuários com o NIS final 4: recebem na quinta-feira (23);
  • usuários com o NIS final 5: recebem na sexta-feira (24);
  • usuários com o NIS final 6: recebem na segunda-feira (27);
  • usuários com o NIS final 7: recebem na terça-feira (28);
  • usuários com o NIS final 8: recebem na quarta-feira (29);
  • usuários com o NIS final 9: recebem na quinta-feira (30);
  • usuários com o NIS final 0: recebem na sexta-feira (31).

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana