Fies: confira as vagas e as inscrições em 2025
O Fies oferece financiamento aos estudantes que desejam ingressar no ensino superior em instituições privadasO Fies oferece financiamento aos estudantes que desejam ingressar no ensino superior em instituições privadas. Podem participar candidatos que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O edital foi publicado no dia 16 de janeiro. O documento determina que as inscrições para o Fies devem ser feitas entre os dias 4 e 7 de fevereiro. Já os resultados saem no dia 18 de fevereiro.
Outras formas de usar a nota do exame é no SISU (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas nas universidades públicas do país, e no ProUni (Programa Universidade para Todos), que disponibiliza bolsas de estudo para universidades privadas.
Resultado do Enem 2024
O resultado do exame já está disponível. Os estudantes podem conferir o desempenho nas provas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e da redação na página do participante.
Fies
- Inscrições: 4 a 7 de fevereiro
- Resultados: 18 de fevereiro
- Início da convocação da lista de espera do Fies: 25 de fevereiro
Como é a seleção do Fies 2025
O Fies terá chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção na chamada única terá divulgação no dia 18 de fevereiro.
O candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso, turno e local de oferta e instituição de ensino superior realizadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.
Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies para complementar sua inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro.
Lista de espera
Os estudantes que não foram pré-selecionados no Fies estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação.
A pré-seleção ocorrerá no período de 25 de fevereiro a 9 de abril.
Como funciona o Fies
Para pedir o financiamento, o candidato precisa ter participado do Enem, ter obtido média geral igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação.
Outro critério é o da renda familiar mensal, que deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.