13º do INSS será antecipado em 2025: veja o que disse o secretário do governo

Depois de muita espera, secretário do governo federal falou pela primeira vez sobre a possibilidade de antecipação do 13º para segurados do INSS
- Anúncio -

O pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ser antecipado novamente este ano.

O anúncio foi feito no final da última semana pelo secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron. Segundo ele, a decisão final ainda depende do aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos ministros da área econômica, mas a tendência é positiva.

“Está em avaliação, ainda não temos decisão tomada, mas provavelmente deve acontecer a antecipação. A tendência é ocorrer. Estou apenas tomando cuidado porque é uma decisão que chega ao nível do presidente”, explicou Ceron.

Quando o 13º salário do INSS vai cair na conta

Considerando que o presidente atenda aos pedidos e decida antecipar os pagamentos do 13º salário do INSS, uma outra questão ainda precisaria ser resolvida.

Quando exatamente os pagamentos seriam feitos? Hoje, existem duas possibilidades dispostas na mesa:

  • Abril e maio;
  • Maio e junho.

Assim como aconteceu em anos anteriores, os pagamentos do 13º para segurados do INSS também devem acontecer em duas parcelas diferentes em 2025.

Na primeira rodada, os segurados recebem exatamente o equivalente a 50% da aposentadoria. Já na segunda rodada, os outros 50% são liberados, mas existirão os possíveis descontos do Imposto de Renda.

Nos dois casos, os pagamentos são feitos de maneira automática. Isso significa que o aposentado não precisa se preocupar com qualquer tipo de procedimento de solicitação de pagamento.

Antecipação de 13º do INSS

A solicitação para a antecipação partiu do Ministério da Previdência Social, comandado por Carlos Lupi (PDT).

A medida surge em um momento estratégico para o governo, que busca melhorar sua popularidade e injetar recursos na economia.

Seja como for, é preciso esperar pelos próximos dias até que o governo federal decida se vai realmente antecipar os pagamentos do 13º salário para os segurados do INSS.

As regras do adicional

Em regra geral, o 13º salário é conhecido popularmente como abono natalino por boa parte dos trabalhadores. Para aqueles que trabalham de maneira ativa, a data dos pagamentos varia a depender do empregador.

O chefe pode escolher entre pagar o saldo em uma parcela ou em duas parcelas diferentes. Caso ele opte por pagar o saldo em duas rodadas, a primeira precisa ser liberada até o dia 30 de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro.

É possível, portanto, que alguns empregadores optem por liberar a primeira parcela já no primeiro semestre. Em todos os casos, a dica é entrar em contato com a sua empresa para saber se já existe uma definição neste sentido.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis